Categories: CidadesMobilidade

Land Aircraft Carrier: um carro voador com grande autonomia

  • O Land Aircraft Carrier é um veículo modular da chinesa Xpeng Motors, que combina as funcionalidades de um automóvel com as de uma aeronave pessoal, permitindo realizar viagens tanto por estrada como pelo ar.
  • A empresa planeia iniciar a produção em massa e as entregas em 2026.

O Land Aircraft Carrier é um veículo modular da Xpeng Aeroht, divisão de carros e veículos voadores da chinesa Xpeng Motors, que combina as funcionalidades de um carro terrestre com as de uma aeronave pessoal, permitindo realizar viagens tanto por estrada como pelo ar.

Com uma autonomia combinada de 1000 quilómetros, este veículo divide-se em duas partes estruturantes: um módulo terrestre, semelhante a uma pick-up, e um módulo aéreo, um veículo elétrico de descolagem e aterragem vertical (eVTOL).

O módulo terrestre tem cerca de 5,5 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2 metros de altura. Equipado com seis rodas, este veículo pode ser conduzido com uma carta de condução comum para veículos ligeiros.

O módulo aéreo destaca-se pelo seu cockpit panorâmico de dois lugares e um design com seis rotores, hélices e braços dobráveis. A capacidade de descolagem e aterragem vertical garante maior segurança e facilidade de operação.

Este veículo futurista pretende proporcionar uma mobilidade fluída, superando os congestionamentos urbanos e permitindo o acesso a locais remotos. A transição entre os modos terrestre e aéreo é concebida para ser suave e rápida, oferecendo grande flexibilidade. O módulo aéreo é capaz de transportar um ou dois passageiros, dependendo da configuração.

O Land Aircraft Carrier encontra-se atualmente em fase de desenvolvimento avançado. A Xpeng Aeroht tem realizado testes rigorosos e demonstrações para comprovar a viabilidade e o potencial do veículo, que já tem milhares de encomendas.

A empresa planeia iniciar a produção em massa e as entregas em 2026, tendo garantindo um investimento de 150 milhões de dólares.

No que diz respeito ao preço, ainda não foi divulgado um valor final. No entanto, dada a tecnologia avançada e as funcionalidades únicas do veículo, espera-se que o Land Aircraft Carrier se posicione no segmento de luxo do mercado automóvel e aeronáutico.


INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Zyla: uma plataforma para conquistar atletas

A Zyla é uma plataforma brasileira de corrida que combina inteligência artificial, GPS e ferramentas…

18 horas ago

“AI is going to make music better. AI is not going to thwart great people.”

Jimmy Iovine, Interscope Records & Beats by Dre

18 horas ago

Nvidia quer controlar os agentes de AI, e devolve 150 mil milhões aos acionistas

AMD compra a World Labs por 8,2 mil milhões | Anthropic reserva $11,6 mil milhões…

2 dias ago

Postaway: dá uma nova vida aos postais

A Postaway recupera os postais vintage e envia-os em formato digital, com um elemento de…

3 dias ago

Revolut compra um banco para entrar na Argentina

Meta torna os Ray-Ban mais discretos e mais inteligentes | Xiaomi entra na corrida dos…

4 dias ago

Michelangelus: A nova fonte serifada da Microsoft

E se a escrita de Michelangelo pudesse ganhar uma nova vida no mundo digital? Neste…

6 dias ago