A Google lançou mais de 30 novas ferramentas de AI para educação, incluindo uma versão gratuita do Gemini para professores. Através do Google Workspace for Education, é possível agora criar planos de aula ou adaptar conteúdos.
Entre as novidades estão os Gems, versões personalizadas do Gemini para ajudar alunos, e o Notebook LM, que permite criar guias de estudo interativos com base em materiais da turma. O Google Vids foi também alargado a todos os utilizadores para facilitar a criação de vídeos educativos.
A empresa introduziu ainda novas funcionalidades para acompanhar o progresso dos alunos, proteger dados e gerir o uso da AI nas escolas. O modo Class tools, por exemplo, permite partilhar conteúdos com os alunos e limitar o acesso a conteúdos não educativos.
Meta com nova funcionalidade para o Facebook
A Meta lançou uma nova funcionalidade para o Facebook, que permite à Meta AI aceder às fotos guardadas no telemóvel para sugerir histórias criativas para publicar, com base em imagens não partilhadas.
A opção é voluntária e requer consentimento. A AI analisa dados como hora, localização e rostos nas fotos para criar montagens ou resumos automáticos.
Segundo a empresa, as sugestões são privadas e as imagens não vão ser usadas para anúncios ou vistas por outros utilizadores.
Netflix estreia cenas criadas com AI em série
A Netflix usou pela primeira vez inteligência artificial generativa numa produção, criando com AI uma cena de colapso de edifício na série O Eternauta.
Segundo o co-CEO Ted Sarandos, a cena foi feita 10 vezes mais rápido e com menor custo do que usando métodos tradicionais.
A empresa afirma que a AI está a melhorar processos criativos como efeitos visuais, planeamento de cenas e pesquisa. Também está a preparar anúncios interativos com base em AI, que devem ser lançados ainda este ano.
Ainda nesta edição: OpenAI adquire Promptfoo | Google acelera produtividade com Gemini
O Phantom 3500 é um jato executivo da emrpesa norte-americana Otto Aerospace, criado para ser…
Marvin Minsky, pioneiro e cofundador do MIT AI Lab
Ainda nesta edição: Nova função do ChatGPT explica ciência e matemática | Google Maps fica…
A empresa norte‑americana Whoop lançou um novo conjunto de análises sanguíneas focado na saúde feminina…
Ainda nesta edição: Disney lança feed de vídeos curtos no Disney+ | Uber lança robotáxis…