The Big Ones

Google com novas funcionalidades de AI

A Google lançou mais de 30 novas ferramentas de AI para educação, incluindo uma versão gratuita do Gemini para professores. Através do Google Workspace for Education, é possível agora criar planos de aula ou adaptar conteúdos.

Entre as novidades estão os Gems, versões personalizadas do Gemini para ajudar alunos, e o Notebook LM, que permite criar guias de estudo interativos com base em materiais da turma. O Google Vids foi também alargado a todos os utilizadores para facilitar a criação de vídeos educativos.

A empresa introduziu ainda novas funcionalidades para acompanhar o progresso dos alunos, proteger dados e gerir o uso da AI nas escolas. O modo Class tools, por exemplo, permite partilhar conteúdos com os alunos e limitar o acesso a conteúdos não educativos.

Meta com nova funcionalidade para o Facebook

A Meta lançou uma nova funcionalidade para o Facebook, que permite à Meta AI aceder às fotos guardadas no telemóvel para sugerir histórias criativas para publicar, com base em imagens não partilhadas.

A opção é voluntária e requer consentimento. A AI analisa dados como hora, localização e rostos nas fotos para criar montagens ou resumos automáticos.

Segundo a empresa, as sugestões são privadas e as imagens não vão ser usadas para anúncios ou vistas por outros utilizadores.

Netflix estreia cenas criadas com AI em série

A Netflix usou pela primeira vez inteligência artificial generativa numa produção, criando com AI uma cena de colapso de edifício na série O Eternauta.

Segundo o co-CEO Ted Sarandos, a cena foi feita 10 vezes mais rápido e com menor custo do que usando métodos tradicionais.

A empresa afirma que a AI está a melhorar processos criativos como efeitos visuais, planeamento de cenas e pesquisa. Também está a preparar anúncios interativos com base em AI, que devem ser lançados ainda este ano.


Nuno Ribeiro

Managing Partner da agência de inovação Instinct. Foi Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL (2012 a 2022), diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.

Recent Posts

Adobe lança assistente de AI no Photoshop

Ainda nesta edição: OpenAI adquire Promptfoo | Google acelera produtividade com Gemini

10 horas ago

Phantom 3500: um jato executivo eficiente

O Phantom 3500 é um jato executivo da emrpesa norte-americana Otto Aerospace, criado para ser…

1 dia ago

“You don’t understand anything until you learn it more than one way.”

Marvin Minsky, pioneiro e cofundador do MIT AI Lab

1 dia ago

Amazon lança assistente de saúde com AI

Ainda nesta edição: Nova função do ChatGPT explica ciência e matemática | Google Maps fica…

2 dias ago

Whoop lança novo teste de sangue focado na saúde feminina

A empresa norte‑americana Whoop lançou um novo conjunto de análises sanguíneas focado na saúde feminina…

3 dias ago

Facebook Marketplace ganha respostas automáticas com AI

Ainda nesta edição: Disney lança feed de vídeos curtos no Disney+ | Uber lança robotáxis…

4 dias ago