Skip links
dotlumen site

Glasses for the Blind, óculos que dão autonomia a pessoas cegas

  • A dotLumen é uma startup romena fundada em 2020, que desenvolve tecnologia para melhorar a mobilidade das pessoas com deficiência visual.
  • O produto principal da dotLumen são uns óculos inteligentes, os Glasses for the Blind, que replicam algumas das funcionalidades de um cão-guia.

A dotLumen é uma startup romena fundada em 2020, com sede em Cluj‑Napoca, dedicada a desenvolver tecnologia para melhorar a mobilidade das pessoas com deficiência visual.

A empresa desenvolveu uns óculos inteligentes, os Glasses for the Blind, que replicam algumas das funcionalidades de um cão-guia. Este dispositivo usa AI para interpretar o ambiente em tempo real e dá feedback tátil, o que permite ao utilizador perceber obstáculos sem recorrer ao som.

Este dispositivo tem Pedestrian Autonomous Driving AI (PAD AI) integrado, um sistema que funciona offline, sem necessidade de ligação à Internet, e que traduz o espaço à volta do utilizador em sinais que ajudam na navegação.

Ao contrário dos cães-guia, os óculos podem ser produzidos em larga escala. Além disso, a inteligência artificial torna acessível a mobilidade autónoma a um número muito maior de pessoas cegas do que os métodos tradicionais.

Este dispositivo está em fase de testes regulamentares e a empresa já testou a tecnologia com mais de 300 utilizadores em cerca de 30 países.

No ano passado, a dotLumen fechou uma ronda de investimento de 5 milhões de euros, liderada pelo Catalyst Romania Fund II, com participação do EIC (European Innovation Council), Tigrim Capital e SeedBlink.