Robótica

C-Stars, robôs que recolhem dados no oceano

  • Os C‑Stars são robôs autónomos que recolhem dados do oceano. Criados pela empresa britânica Oshen, estes robôs podem navegar sozinhos e recolher informação sobre o mar durante longos períodos.
  • A empresa pretende criar uma observação contínua dos oceanos, e ajudar a melhorar previsões meteorológicas, monitorizar o clima e proteger infraestruturas críticas.

Os C‑Stars são robôs autónomos que recolhem dados do oceano. Criados pela empresa britânica Oshen, estes robôs podem navegar sozinhos e recolher informação sobre o mar durante longos períodos.

Os C‑Stars operam em rede e transmitem dados em tempo real via satélite. Registam parâmetros como velocidade e direção do vento, temperatura da água, pressão atmosférica e humidade relativa. Estes robôs podem percorrer grandes distâncias e manter-se em posição, mesmo em condições adversas.

O objetivo da empresa britânica é monitorizar grandes áreas do oceano com estes robôs pequenos e resistentes, em alternativa a boias, navios ou satélites.

Em 2025, os robôs da Oshen recolheram dados durante um furacão de categoria 5, um feito que demonstrou a resistência e a utilidade dos C‑Stars em condições extremas.

Fundada em 2022 por Anahita Laverack e Ciaran Dowds, a Oshen tem contratos com governos e instituições para monitorização ambiental e defesa. A empresa, sediada em Plymouth, prepara-se agora para abrir capital a investidores e aumentar a produção, para expandir a rede de robôs e o acesso a dados oceânicos.



SuperToast no seu email

Distribuímos o futuro todos os dias. Subscreva a nossa newsletter e receba diariamente no seu email inovações e atualidade da nova economia.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Disney e TikTok criam parceria

eBay reforça aposta nas compras em direto | Peacock chega ao YouTube Premium

5 horas ago

Friend, o pendente de AI que quer fazer companhia aos utilizadores

O Friend é um wearable com inteligência artificial em formato de pendente criado para funcionar…

1 dia ago

Receitas e lucros da Nvidia mais do que duplicam

OpenAI está a desenvolver smartspeaker com AI | Apple lança aluguer de dispositivos

2 dias ago

A Máquina que derrotou Usain Bolt

Neste weekend, sugerimos-lhe um olhar sobre o futuro da robótica. Em Pequim, os World Humanoid…

4 dias ago

NVIDIA a caminho dos $100 mil milhões por trimestre

Uma análise financeira aos últimos quatro trimestres da NVIDIA.

5 dias ago

Resumo da semana: 24 de agosto a 28 de agosto

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

5 dias ago