Robótica

Pele artificial dá tato humano a robôs

  • A empresa chinesa Ensuring Technology apresentou a sua recém‑lançada tecnologia de pele eletrónica avançada, capaz de permitir que robôs percebam pressões, texturas e contacto quase como a pele humana.
  • Apesar de ainda ser um projeto jovem, esta tecnologia pode vir a ser fundamental para robôs que realizam tarefas delicadas, interagem com pessoas ou manipulam objetos.

A Ensuring Technology apresentou, no CES 2026, em Las Vegas, a sua recém‑lançada tecnologia de pele eletrónica avançada, capaz de permitir que robôs percebam texturas, quase como a pele humana.

O seu principal produto integra dois sistemas: o Tacta, um sensor tátil 3D de alta densidade para mãos robóticas, e o HexSkin, uma “pele eletrónica” capaz de cobrir grandes áreas de robôs, incluindo superfícies curvas.

Cada sensor possui centenas de elementos que registam o contacto a alta velocidade, e dão feedback em tempo real quase idêntico ao toque humano. Estes sensores são finos, compactos e incorporam capacidade de processamento integrado, o que facilita sua instalação em mãos robóticas ou corpos robotizados, sem a necessidade de adicionar hardware volumoso.

A estrutura modular do HexSkin permite cobrir todo o corpo de um robô de forma eficiente. Esta pele artificial permite que robôs sintam não apenas o contacto, mas também diferenças de pressão e textura.

A empresa foi fundada em janeiro de 2025 e tem sede em Shenzhen Bay, na China. Apesar de ainda ser um projeto jovem, esta tecnologia pode vir a ser fundamental para robôs que realizam tarefas delicadas, interagem com pessoas ou manipulam objetos.




SuperToast no seu email

Distribuímos o futuro todos os dias. Subscreva a nossa newsletter e receba diariamente no seu email inovações e atualidade da nova economia.

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Receitas e lucros da Apple superam expectativas

Ainda nesta edição: Lucros da Amazon aumentam 77% | Toyota apresenta novo robô de basquetebol

11 horas ago

Petzai, analisa e gere a saúde de animais de estimação

A Petzai é uma plataforma portuguesa que utiliza inteligência artificial para analisar, gerir e organizar…

1 dia ago

Lucro líquido da Alphabet aumenta 81%

Ainda nesta edição: Receitas da Meta com maior crescimento desde 2021 | Receitas e lucros…

2 dias ago

Resumo da semana: 27 de abril a 01 de maio

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

5 dias ago

YouTube aumenta preços do Premium

Ainda nesta edição: Snap prepara novos óculos com AI | X corta pagamentos a conteúdos…

5 dias ago

DUA 2.0: a AI portuguesa que fala crioulo

A DUA 2.0 é uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela empresa portuguesa 2 Lados,…

6 dias ago