The Big Ones

Google lança vibe coding no AI Studio

A Google apresentou no AI Studio o vibe coding, que permite criar aplicações com AI sem necessidade de escrever código. Basta descrever a app e os modelos Gemini geram automaticamente interfaces e funcionalidades.

A ferramenta simplifica tarefas técnicas, como gestão de APIs e configuração de modelos, permitindo criar protótipos funcionais em poucos minutos. Inclui também uma galeria de exemplos e um modo de edição visual sem código.

O objetivo é democratizar a criação de aplicações com AI ao reduzir barreiras para utilizadores e empresas sem programadores especializados.

Microsoft contrata equipa do Cove para AI

A Microsoft contratou a equipa por detrás da plataforma de colaboração com AI Cove, apoiada pela Sequoia Capital, reforçando o investimento em ferramentas de produtividade.

O Cove deixou de operar como produto independente, e a Microsoft planeia integrar a tecnologia em soluções como Microsoft 365 e outros serviços corporativos.

A contratação faz parte da estratégia da empresa para acelerar o desenvolvimento de AI aplicada à colaboração, ajudando equipas a trabalhar de forma mais eficiente.

Alibaba lança processador para AI

O grupo chinês Alibaba apresentou o processador XuanTie C950, fabricado com tecnologia de 5 nanómetros, destinado a acelerar aplicações de AI avançada.

O chip pretende reforçar a infraestrutura da empresa, reduzir a dependência da China de fornecedores externos e melhorar o desempenho em centros de dados e soluções empresariais.

Esta iniciativa integra a estratégia da Alibaba de fortalecer o seu papel na corrida global pela AI, e combina hardware e software próprios.



SuperToast no seu email

Distribuímos o futuro todos os dias. Subscreva a nossa newsletter e receba diariamente no seu email inovações e atualidade da nova economia.

Manuel Génio

Fã dos lideres e das empresas da nova economia, está sempre a acompanhar as notícias das grandes empresas tecnológicas. Fala com tanto entusiasmo e conhecimento que até parece que vive em Silicon Valley, que passa férias em Shangai e que não perde uma apresentação de resultados da Apple, Google, Meta, Amazon, Tesla, Netflix e muitas mais. Siga o Manuel Génio no Instagram: https://www.instagram.com/manuel_genio/

Recent Posts

Ori: um guarda‑chuva inspirado no origami

A Ori umbrella é o primeiro guarda‑chuva do mundo sem armação metálica, inspirado na arte…

1 dia ago

Amazon adquire empresa de satélites Globalstar

Ainda nesta edição: Anthropic revela AI que deteta falhas | Uber fecha acordo de 1,25…

2 dias ago

Lascaux 2.0: A criatividade delegada às máquinas

Esta semana não lhe trazemos uma série nem um livro, mas sim uma experiência imersiva…

4 dias ago

Resumo da semana: 13 de abril a 17 de abril

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

5 dias ago

Revolut lucra 1,5 mil milhões em 2025

Ainda nesta edição: Gemini recebe chats e dados de AIs rivais | Apple compra empresa…

5 dias ago

Minitailz, um rastreador inteligente para cães

O Minitailz Smart Pet Tracker é um dispositivo de rastreio inteligente para animais de companhia…

6 dias ago