We Love

Tech Balance: O papel da tecnologia para uma sociedade mais humana, com Ana Figueiredo

No mais recente episódio do podcast Tech Balance, tive o prazer de conversar com Ana Figueiredo, CEO da MEO, sobre o que significa liderar a maior operadora numa era de mudança constante.

Na Era Digital, as telecomunicações são a infraestrutura de suporte ao nosso dia-a-dia, e só percebemos o seu real valor em situações de ausência (como acontece com catástrofes) ou hiper-utilização (como o que vivemos com o confinamento motivado pela Covid). Nesta conversa, destaco três pontos:

Tecnologia a nova “nova autoestrada” 🛣️

Ana Figueiredo trouxe uma nova perspetiva. A MEO não é apenas uma empresa de telecomunicações ou tecnológica, mas sim uma empresa de serviços, e comparou a rede de telecomunicações a uma autoestrada, em que o maior desafio é promover uma utilização consciente do “veículo” — seja ele o smartphone ou o computador. Depois das recentes catástrofes naturais, era inevitável falar sobre o desafio de manter um país ligado 24/7 e sobre como a MEO respondeu e como antecipa situações extremas futuras.

AI: “Vem aí o Diabo” ou apenas uma ferramenta melhor? 🚗

Ana Figueiredo comparou a atual chegada da inteligência artificial com o momento da chegada do primeiro carro a Portugal, em que as pessoas diziam “vem aí o diabo!”. Com a inteligência artificial, o sentimento parece ser o mesmo…mas a visão é tranquilizadora e pragmática: a AI é como um carro potente. Pode dar 400 km/h, mas nós só precisamos de saber conduzi-lo com segurança e ética. Na MEO, a AI já ajuda a prever avarias antes de o cliente ligar e até ajuda a recuperar códigos de programação antigos que já nem se ensinam nas faculdades!

O equilíbrio (o tal “Balance”) ⚖️

O ponto que mais me tocou foi a reflexão sobre a saúde mental. Num mundo hiperconectado, Ana Figueiredo reforçou algo vital: a tecnologia deve servir para nos aproximar, não para substituir o “olhar no olho”. “A tecnologia não traz só coisas boas…compete-nos a nós, como gestores e indivíduos, fazer o melhor uso dela.”

Tech Balance é um podcast da Fundação MEO, desenvolvido em parceria com a Instinct, e é um convite à reflexão.

A nossa sugestão para este fim-de semana:

Nuno Ribeiro

Managing Partner da agência de inovação Instinct. Foi Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL (2012 a 2022), diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.

Recent Posts

Resumo da semana: 20 de abril a 24 de abril

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

16 horas ago

Google DeepMind faz parceria com Agile Robots

Ainda nesta edição: Meta lança programa para atrair criadores de TikTok e YouTube | Zoox…

1 dia ago

Hormometer: acompanhamento hormonal rápido e simples

O Hormometer é um dispositivo portátil da Eli Health que permite medir níveis hormonais em…

2 dias ago

“The world of reality has its limits; the world of imagination is boundless.”

Jean-Jacques Rousseau, importante filósofo do século XVIII

2 dias ago

Google lança vibe coding no AI Studio

Ainda nesta edição: Microsoft contrata equipa do Cove para AI | Alibaba lança processador para…

3 dias ago

Ori: um guarda‑chuva inspirado no origami

A Ori umbrella é o primeiro guarda‑chuva do mundo sem armação metálica, inspirado na arte…

4 dias ago