Aconteceu em Pequim a segunda edição dos World Humanoid Robot Games 2026, um evento desenhado para testar os limites absolutos da engenharia, da mobilidade e do atletismo robótico. Não estivemos apenas perante uma feira de tecnologia, mas sim perante uma montra do que aí vem.
E, entre todas as demonstrações do evento, houve um momento em particular que parou a internet: a máquina derrotou Usain Bolt (2 vezes).
A China continua a afirmar-se como um player gigantesco que trabalha na sombra, e que, sem grande aviso, apresentou um robô mais rápido do que o atleta mais rápido que a humanidade já viu.
Os 9.58 segundos de Usain Bolt nos 100 metros sempre me pareceram um limite que muito dificilmente outro humano alguma vez seria capaz de bater. E, de repente, aqui está um robô humanoide a esmagar esse recorde com uma corrida de 8.86 segundos.
Ao ver este vídeo é quase impossível não pensar em cenários que apenas acontecem em filmes de ficção científica. E, após o impacto inicial, há um facto que temos de admitir: a humanidade prepara-se para entrar numa nova fase, numa nova era, de coexistência inevitável.
E o futuro não passa por uma disputa de território entre nós e as máquinas, mas sim por uma distribuição inteligente de papéis onde os robôs assumem diferentes dimensões:
Aquele robô a cortar a meta em 8.86 segundos não rouba o mérito ao legado de Usain Bolt. É apenas a prova de que a inteligência e a capacidade criativa humana conseguem projetar ferramentas que vão além dos nossos próprios limites biológicos.
As máquinas podem ser incomparavelmente mais rápidas a correr em linha reta. Mas a escolha do caminho, e a definição de como queremos viver juntos, continuará a ser uma prerrogativa profundamente humana.
Subscreva o podcast Supertoast.ai 100% gerado por Inteligência artificial
Neste Weekend, sugerimos uma reflexão sobre o futuro da inteligência artificial pelas palavras de Dario…
Google TV ganha 10 mil filmes e séries grátis | Waymo com novo robotáxi em…
O Hark Handoff é um agente de inteligência artificial que navega na internet e realiza…
J. J. Watt, ex-jogador de futebol americano
ChatGPT já pode enviar mensagens por si | Meta lança Pocket nos EUA
A Dognosis desenvolveu o BreathEasy, um teste que analisa a respiração para procurar sinais de…