Voltar ao topo

Da TV para a Rádio OnLine

«Babio, it´s my radio» este é o slogan do mais recente projecto do BabyTV, um canal temático para bebés. Na verdade, esta nova rádio online não é mais do que um excelente aproveitamento de conteúdos musicais televisivos para o meio internet. Ao compilar as músicas dos programas e vídeoclips musicais do canal de televisão, o BabyTV conseguiu constituir duas boas playlists, para dois canais distintos “Classical Music”  e “Fun Music”.

Este é um bom exemplo de como um canal de televisão percebeu as possibilidades da Internet e criou uma rádio online.
Para além da novidade da Rádio, o BabyTV faz no seu site on line um excelente interessante de interacção com o seu público alvo (crianças e pais), através de jogos e possibilidade de envio de conteúdo para exibir no canal.

O exemplo do BabyTV é apenas um sinal de que os Media estão cada vez mais despertos para a convergência de meios, para o alargamento das audiências utilizando novos canais de comunicação, para a rentabilização de conteúdos, enfim, para a verdadeira “Era Digital”.

A evolução tecnológica desta nova era reduziu drasticamente os custos de produção audio e vídeo eliminando, na maioria dos casos, as barreiras à entrada.

Problemas de investimento em recursos humanos e materiais, são reduzidos ou mesmo eliminados, quando constatamos que os conteúdos captados por um simples telemóvel, são uma reportagem audio e vídeo de um qualquer acontecimento, em qualquer parte do mundo.

Espreitando ainda o mundo das TV´s na Internet encontramos a MTV Networks que criou também canais de rádio online nos sites da MTV, VH1 e CMT.

Desde a divulgação musical, à transmição de concertos online, a MTV Networks tem sido um dos projectos que melhor tem percebido e acompanhado as tendências do meio digital e dos seus utilizadores, marcando sempre uma forte presença nas plataformas digitais que vão surgindo no mercado, como o Joost e o recente Adobe Media Player.

A Internet é o mundo das infinitas possibilidades para os meios de comunicação social.  E estamos ainda no início…

Nota: Artigo publicado no jornal Meios & Publicidade de 02/05/2008

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.