Facebook lança plataforma de email (?)

O Facebook vai apresentar uma nova plataforma de email(?). O convite para o evento da próxima segunda-feira foi enviado na semana passada para os Media.

A partir daqui, a investigação e as especulações sobre o que será apresentado apontam para uma plataforma de serviço de email.
O domínio FB.com, que foi adquirido ao Amercian Farm Bureau por um comprador anónimo em Setembro, e no dia 12 de Novembro pelo Facebook poderá ser o “short url” do Facebook ou o domínio da esperada plataforma de email (ou ambos).

Tal como o convite do evento do Facebook informa, Mark Zuckerberg estará presente na conferência Web 2.0 Summit na terça feira e este será o momento para esclarecer como o novo serviço de email se enquadra na estratégia do Facebook.

O Facebook já é muito utilizado para a troca de mensagens entre os mais de 500 milhões de utilizadores em todo o mundo. Se estes passarem a ter (automaticamente) associada uma conta de email que permita a comunicação com utilizadores fora da rede será uma clara vantagem para o Facebook e um enorme “pesadelo” para os serviços de email já existentes que perderão utilizadores e que aumentará o tempo de permanência dos utilizadores no Facebook.

Veja o gráfico com a evolução de utilizadores americanos nas diferentes plataformas de email versus Facebook:

chart of the day, facebook, email sites, nov 2010

Facebook is reportedly set to reveal its own email application on Monday.

If Facebook’s email service is a success, it’s bad news for Yahoo and AOL, which are already losing users. It’s also bad news for Google, which uses Gmail as a launch point into search, Google Apps, and to small degree social stuff through Buzz.

What would it take for Facebook email to be a success? Well, Facebook has 150 million active users in the United States. It’s unlikely to convert all those users, but if it can get just a third of them to start using its email, it would have the second most popular email service in the U.S.

Below, we’ve charted the monthly uniques for each big email service. For some context we also charted how many overall uniques Facebook gets.

Fonte: Business Insider

Tagged with: