Amazon: Vai pagar 6 millhões de dólares aos autores que garantam exclusividade no Kindle

A indústria do livro, é das que está a sofrer maiores alterações com a entrada na Era Digital.  A Amazon desde sempre revolucionou a distribuição de livros impressos e também de eBooks através do Kindle.

Em Outubro a Amazon iniciou convite a diversos autores para utilizarem directamente suas plataformas para publicação (abandonando as editoras)

Amazon quer convencer autores de livros a dispensarem editoras
(…)Ao cortar etapas no processo de venda de livros, a maior loja electrónica do mundo decidiu começar a publicar estes autores seja através de livros electrónicos seja por livros tradicionais em papel.
Até ao final do Outono, a lista de publicações da Amazon deve ultrapassar a centena, estando entre os livros publicados obras de ficção, ensaio, biografias.(…)

Fonte: TSF – 17/Out/2011

E este mês de Dezembro, lançou um novo programa KDP Select,  que permite aos autores e editoras que garantam exclusividade no mínimo durante 90 dias em Kindle ficarem habilitados a receber parte dos 6 milhões de dólares que a Amazon vai distribuir em 2012 e 500 mil dólares já neste mês de Dezembro.

Todos os eBooks que estejam associados a este programa (KDP Select), integram a biblioteca de empréstimos, ou seja, permitem a opção aos clientes do serviço Amazon Prime emprestarem eBooks Kindle.
O programa iniciou com 129 títulos e a partilha deste fundo será em função do número
de vezes que um título é emprestado face ao total de empréstimos.

Trata-se assim, de uma receita adicional que acresce às receitas de vendas de 70% (ou 35%) para o autor ou editora.

Mais informações em http://kdp.amazon.com/self-publishing/KDPSelect

Relacionados:

Amazon: O futuro escreve-se por linhas incertas…

Amazon Kindle: A nova Rede Social

Amazon Kindle: Do E-reader ao tablet Fire [Video]

Jeff Bezos: Documentário – Game Changers – Bloomberg

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.