Apple e Google na disputa pelos direitos da Premier League

De acordo com o jornal inglês Daily Mail, a Apple e o Google podem estar a avaliar a compra de direitos de transmissão da Premier League (Liga de futebol Inglês).
A confirmar-se este rumor, é a entrada dos gigantes tecnológicos nos conteúdos (tal como já aconteceu com os operadores de telecomunicações no passado).
Os grupos de Media Sky (de Rupert Murdoch), ESPN (Disney) e Al Jazeera estarão também na corrida para a compra destes direitos.

Com a entrada no “leilão” dos gigantes tecnológicos Apple e Google a expectativa é que o valor por estes direitos de transmissão possa ultrapassar bastante o valor de 1.782 milhões de libras pago em 2009, pela SkySports e ESPN pelos direitos de transmissão de 2010 a 2013.

A aposta no mercado de televisão (equipamento) e distribuição de conteúdos da Apple e Google, são a justificação para a avaliação deste negócio.

A Apple TV (de segunda geração), já permite o acesso aos conteúdos (transmissão em directo e on demand) das ligas norte-americanas: NBA (National Basketball Association), NHL (National Hockey League) e MLB (Major League Baseball).

Este interesse da Apple, vem confirmar o reforço na aposta de televisão com um novo dispositivo que o mercado (investidores e consumidores) esperam que aconteça durante este ano.

E claro, que o Sir Jony Ive – Vice-Presidente Senior da Apple para o design industrial não gostaria de ser “obrigado” a ver a Premier League numa Google TV 😉


Relacionados:
Descobrimentos 2.0

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.