Voltar ao topo

Como o vício do Facebook afecta o nosso cérebro [Infográfico]

Com a Internet e os Media Sociais, os psicólogos descobriram um “terreno fértil” para novos estudos sobre o seu impacto, como foi o caso do estudo sobre a Psicologia e os Media Sociais [Infográfico].

O Facebook em particular pode estar a provocar o vício a muitos dos seus utilizadores.

Um alerta do Facebook provoca um aumento de dopamina no cérebro  (um neurotransmissor químico associado à motivação e resposta de recompensa).

A dopamina também é segregada em grandes quantidades quando há consumo de drogas ou em relações sexuais. E alguns estudos revelam que os Media Sociais podem ter o mesmo efeito viciante.

Veja o Infográfico que ilustra algimas das conclusões destes estudos sobre dependência de Internet e Facebook.


Fonte: MashableBest Masters in Psychology.

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.