Como o vício do Facebook afecta o nosso cérebro [Infográfico]

Com a Internet e os Media Sociais, os psicólogos descobriram um “terreno fértil” para novos estudos sobre o seu impacto, como foi o caso do estudo sobre a Psicologia e os Media Sociais [Infográfico].

O Facebook em particular pode estar a provocar o vício a muitos dos seus utilizadores.

Um alerta do Facebook provoca um aumento de dopamina no cérebro  (um neurotransmissor químico associado à motivação e resposta de recompensa).

A dopamina também é segregada em grandes quantidades quando há consumo de drogas ou em relações sexuais. E alguns estudos revelam que os Media Sociais podem ter o mesmo efeito viciante.

Veja o Infográfico que ilustra algimas das conclusões destes estudos sobre dependência de Internet e Facebook.


Fonte: MashableBest Masters in Psychology.

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.