2012: Media um excelente investimento …

“Os Media estão em crise…” é das frases que mais ouvimos ao longo dos últimos anos.

Os principais problemas do setor dos Media é que à conjuntura negativa da economia e à entrada de novos players tecnológicos (que captam  grandes fatias dos orçamentos de publicidade), os Media não adaptaram o seu modelo de negócio às plataformas digitais que obrigam  a grandes mudanças na gestão, na formação de recursos humanos, modelos de comercialização, etc.

O consumo de Media tem aumentado de forma exponencial nas plataformas digitais potenciado sobretudo pelos novos dispositivos (smarthphones e tablets).

Nos Estados Unidos, os grandes grupos de Media empurrados pelas tecnológicas estão a capitalizar a venda dos seus ativos provando que o conteúdo continuará a ser Rei na Era Digital… e claro, como mais alguns “truques financeiros” que ajudam à valorização em bolsa.

Aqui fica a evolução da capitalização bolsista dos maiores grupos de Media dos EUA durante o ano de 2012.

sai-MEDIA-2012-cotd-010713

Fonte:  Business Insider

Nota: A Comcast, Time Warner e Viacom atuam também no setor das telecomunicações.

Relacionados:

2012:Evolução em bolsa dos gigantes tecnológicos

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.