Voltar ao topo

Papa Francisco considera a Internet uma dádiva de Deus [Video]

O Papa Francisco em mensagem alusiva ao dia Mundial das Comunicações, considerou a Internet uma dádiva de Deus.

O Papa referiu que :” A Internet oferece imensas possibilidades de encontro e de solidariedade. Isso é algo verdadeiramente bom, uma dádiva de Deus. (…) O mundo digital pode ser um ambiente rico em humanidade, não uma rede de fios, mas sim de pessoas.
(…) Se usados com equilíbrio, respeito, responsabilidade e dedicação à verdade, as redes podem reforçar os vínculos de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana”.

No seu comunicado, o Papa Francisco referiu também declarações do Papa Bento XVI: «o âmbito digital não é um mundo paralelo ou meramente virtual, mas parte da realidade quotidiana de muitas pessoas». Neste âmbito as redes sociais «são o fruto da interacção humana, mas elas, por sua vez, dão forma às novas dinâmicas da comunicação». Uma «compreensão atenta» desta dimensão – adverte o Pontífice – constitui portanto «o pré-requisito  para uma significativa presença» dos cristãos nas redes sociais digitais.
A quantos participam activamente nestas novas formas de comunicação o Papa pede sobretudo que não percam «a autenticidade». Porque – explica – «nestes espaços não se partilham apenas ideias e informações, mas em última análise comunica-se a si próprios». Portanto há necessidade        do compromisso de todos para promover o «valor do diálogo, do debate racional, da argumentação lógica», evitando as insídias da «celebridade» a toda a força, as «estratégias persuasivas», da informação «sensacional».
«O desafio que as redes sociais enfrentam é serem inclusivas»

Comentário na Edição das 12 – Económico TV (27 Janeiro 2014)

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.