Papa Francisco considera a Internet uma dádiva de Deus [Video]

O Papa Francisco em mensagem alusiva ao dia Mundial das Comunicações, considerou a Internet uma dádiva de Deus.

O Papa referiu que :” A Internet oferece imensas possibilidades de encontro e de solidariedade. Isso é algo verdadeiramente bom, uma dádiva de Deus. (…) O mundo digital pode ser um ambiente rico em humanidade, não uma rede de fios, mas sim de pessoas.
(…) Se usados com equilíbrio, respeito, responsabilidade e dedicação à verdade, as redes podem reforçar os vínculos de unidade entre as pessoas e promover eficazmente a harmonia da família humana”.

No seu comunicado, o Papa Francisco referiu também declarações do Papa Bento XVI: «o âmbito digital não é um mundo paralelo ou meramente virtual, mas parte da realidade quotidiana de muitas pessoas». Neste âmbito as redes sociais «são o fruto da interacção humana, mas elas, por sua vez, dão forma às novas dinâmicas da comunicação». Uma «compreensão atenta» desta dimensão – adverte o Pontífice – constitui portanto «o pré-requisito  para uma significativa presença» dos cristãos nas redes sociais digitais.
A quantos participam activamente nestas novas formas de comunicação o Papa pede sobretudo que não percam «a autenticidade». Porque – explica – «nestes espaços não se partilham apenas ideias e informações, mas em última análise comunica-se a si próprios». Portanto há necessidade        do compromisso de todos para promover o «valor do diálogo, do debate racional, da argumentação lógica», evitando as insídias da «celebridade» a toda a força, as «estratégias persuasivas», da informação «sensacional».
«O desafio que as redes sociais enfrentam é serem inclusivas»

Comentário na Edição das 12 – Económico TV (27 Janeiro 2014)

Tagged with: