Retalho e realidade virtual

Um dos grandes desafios no retalho é manter a confiança dos clientes e a sua fidelização. A Amazon está claramente a apostar num modelo de subscrição e conta já com 63 milhões de membros no seu programa de fidelização Amazon Prime.

O Prime Day (dia de descontos que só está acessível aos clientes Amazon Prime) é uma estratégia particularmente importante para atrair clientes de “alto valor” (gastam 2,4 vezes mais por ano do que os clientes regulares).

O Prime Day deste ano foi o melhor dia de sempre em vendas na história da Amazon e grande parte deste crescimento deve-se à compra de dispositivos da própria empresa (clientes compraram 2,5 vezes mais o Amazon Echo do que no ano anterior).

As encomendas através da App da Amazon duplicaram, o que mostra que o smartphone pode tornar-se na principal ferramenta para fazer compras. A Amazon quer também impulsionar as encomendas feitas através de dispositivos e assistentes controlados por voz (Amazon Echo, Echo Dot, Tap) e ofereceu descontos a quem o fizesse.

O gigante chinês do retalho online, Alibaba quer captar mais clientes às lojas tradicionais e antecipar-se na implementação de realidade virtual no e-commerce. A empresa vai simular online a experiência que os clientes têm numa loja física, recorrendo à realidade virtual.

Realidade Virtual

Na área dos media, o Huffington Post (detido pela AOL/ Verizon) começou a disponibilizar vários conteúdos em video em 360º e realidade virtual, entre os quais a cobertura das convenções dos partidos Democrata e Republicano nos Estados Unidos.

Por cá, a SONAE IM, também atenta à inovação no retalho, investiu na InovRetail, que desenvolve ferramentas analíticas para apoiar decisão e performance na área do retalho.

Outra realidade é a impressão em 3D aplicada à restauração, vale a pena conhecer o Food Ink, um restaurante inglês que está a transformar a experiência gastronómica: serve alimentos confecionados por uma impressora 3D, desenvolvida pela empresa holandesa byFlow, recorrendo também à realidade aumentada.

Bom apetite! 🙂