SiriusXM: da rádio para a indústria automóvel

  • A SiriusXM adquiriu uma empresa dedicada a hardware para automóveis conectados.
  • Com a expansão do modelo de negócio, a fornecedora de rádio por satélite visa tornar-se mais competitiva.

SiriusXM é  uma empresa de distribuição e produção de conteúdos de rádio em modelo de subscrição (online e por satélite), que está a tentar defender o seu core business, expandindo o seu modelo de negócio para os automóveis conectados.

Através da subsidiária SiriusXM Connected Vehicle Services, a empresa fornece serviços telemáticos a vários fabricantes automóveis e reforçou o seu posicionamento nesta área com a aquisição, por cerca de 100 milhões de dólares, da Automatic Labs, uma empresa focada em hardware e software para automóveis conectados.

Desta forma, potencia uma nova fonte de receita e alarga a sua oferta: a Automatic faz o tracking permanente de um veículo, fornecendo serviços como dicas para poupar combustível, soluções em caso de avaria, alerta automático em caso de colisão ou a ligação a diferentes serviços online, como à App Amazon Echo.

O negócio data-driven da Automatic é relevante para outras empresas, como seguradoras, por exemplo, uma vez que permite perceber o comportamento dos condutores. Para a SiriusXM, esta pode ser também uma oportunidade para a criação de novos serviços com base nestes dados.

Com a entrada de players como a Apple e a Google, que possuem as suas próprias plataformas de media para automóveis (CarPlay e Android Auto) – e rádio (Beats 1), no caso da Apple -, a SiriusXM tem estado a criar argumentos para se manter relevante na área do entretenimento automóvel, através da parceria com fabricantes automóveis para a integração de rádio satélite e online nos veículos.

Tagged with: