Ornikar: “Uberização” das escolas de condução

  • A Ornikar está a disromper o modelo de negócio das escolas de condução.
  • A startup francesa criou uma plataforma online que liga instrutores a alunos.

A Ornikar está a disromper o negócio das escolas de condução tradicionais, através de uma plataforma online que liga instrutores e alunos. O modelo de negócio é bastante semelhante ao da Uber: a startup está a tentar escalar o seu negócio, pois não possui qualquer veículo e automatiza todos os passos da experiência de obtenção de uma carta de condução (excepto as aulas práticas).

As aulas de código são lecionadas online e as aulas práticas são lecionadas por instrutores profissionais independentes, com a mesma formação que os instrutores das escolas de condução tradicionais e que utilizam os seus próprios veículos para ir buscar os alunos e dar as lições. Desta forma, a startup poupa custos com salários, dispensa intermediários e um apoio operacional significativo.

Ao posicionar-se como uma plataforma, a Ornikar tira vantagem da capacidade em excesso de veículos e de instrutores para fazer a gestão de procura e oferta e, assim, permitir a obtenção de licenças para conduzir a custo mais reduzido (730€ em vez de 1450€).

A startup tem como objetivo conquistar 25% do mercado francês. À medida que vai tornando a sua base de utilizadores mais sólida (atrai atualmente 5 mil novos alunos por mês), a Ornikar planeia também expandir a sua oferta de serviços, incluindo recomendações de seguradores para jovens condutores, e uma expansão internacional.

Tagged with: