Google for Jobs: Transformação no modelo de procura e oferta de emprego

  • O poder da inteligência artificial da Google vai ser explorado para revolucionar a experiência de procura e oferta de empregos online.

A Google anunciou o Google for Jobs que permite pesquisar oportunidades de emprego através do seu motor de busca. A nova funcionalidade é uma verdadeira ameaça ao negócio de classificados de emprego das empresas de Media e às empresas de recrutamento.

O Google for Jobs será uma nova forma de indexar a informação sobre oferta de empregos online. A Google fornecerá pesquisas com elevada capacidade de segmentação e desta forma obtém informação sobre que habilitações profissionais são mais ou menos procuradas, as que são mais necessárias em determinada cidade/país, que faixa etária… Estes são dados que têm um potencial enorme.

Porque é que esta ferramenta pode revolucionar a indústria de recrutamento? E qual a visão da Google?

  • Poder da inteligência artificial: a Google aproveita o facto de ser um mestre no negócio de pesquisa para expandir os seus serviços. A empresa tem a capacidade de melhorar exponencialmente a experiência de procura de emprego, pois conseguirá agregar uma grande parte da oferta. E os seus algoritmos serão capazes de interpretar com precisão a descrição dos empregos pesquisadas.
    A integração com serviços como o Google Maps permitirá ainda pesquisas mais sofisticadas que podem incluir o tempo de deslocação de casa do utilizador para a empresa a que se está a candidatar. Por exemplo, “empregos para marketers, com as minhas habilitações, a 30 minutos de minha casa”.
  • Alavancar o negócio de publicidade: esta é mais uma alavanca ao negócio de publicidade. A Google oferecerá publicidade altamente segmentada às empresas que procuram recrutar colaboradores com determinado nível de experiência, em determinada cidade e, graças à quantidade massiva de dados que recolhe sobre os utilizadores, está numa posição privilegiada.
  • Manter-se relevante no dia-a-dia dos utilizadores: o Google for Jobs é também uma clara tentativa de fazer com que os utilizadores recorram à Google sempre que vão pesquisar por empregos. Desta forma, tal como é típico nos GAFA (Google, Apple, Facebook e Amazon), conquista mais tempo no percurso online dos utilizadores.

Tagged with: