Ford vai vender carros online e em vending machines

  • A Ford criou uma parceria com a Alibaba que lhe vai permitir vender carros online e através de vending machines na China.
  • A Alibaba irá também fornecer a sua tecnologia à Ford. Será esta uma “tábua de salvação” para o fabricante?

A Ford criou uma parceria com a Alibaba, gigante de e-commerce chinesa, com o objetivo aumentar a venda online dos seus automóveis na China. Os veículos vão passar a ser adquiridos de forma direta online e através de vending machines, saltando “por cima” de vendedores tradicionais. Para a Alibaba esta é uma forma de entrar na indústria automóvel, dando seguimento à sua estratégia de fusão dos mundos do retalho online e offline.

Com esta parceria, a Ford vai passar a vender no marketplace online Tmall (detido pela Alibaba), mas há outro ponto bastante relevante nesta “união”. A Ford vai integrar nos seus veículos o sistema de infotainment da Alibaba, que, ao contrário das soluções de rivais, é uma plataforma open-source para produtos conectados.

Esta integração do sistema de infotainment da Alibaba, é relevante porque os fabricantes de automóveis tradicionais estão quase totalmente dependentes das empresas tecnológicas para se manterem relevantes e competitivos nos próximos anos, pois não será suficiente ter automóveis com motores elétricos.

 

Tagged with: