Recycle BinGo transforma a reciclagem num jogo

  • As 3 entidades nacionais responsáveis por tratar cerca de um quarto de todos os resíduos urbanos em Portugal lançaram uma aplicação para aumentar a quota de reciclagem.
  • A app Recycle BinGo utiliza um modelo de gamificação para estimular os utilizadores a reciclar de uma forma simples, divertida e compensadora.

 

A Valor Sul, a Amarsul e a Valorlis lançaram a app Recycle BinGo (iOS e Android) com o objetivo de aumentar a quota de reciclagem no país, através de gamificação. A app já conquistou 3.200 utilizadores em Portugal.

A missão principal do jogo é ir colecionando EcoGifts (“bichinhos” da reciclagem) sempre que é feita uma visita ao ecoponto. Depois de recolhido um determinado número, estes  EcoGifts transformam-se em EcoMoedas que podem ser trocadas por prémios (bilhetes de cinema e vales de desconto em lojas, supermercados, serviços de streaming de vídeo e lojas de aplicações).

recycle-binGo

Para manter o envolvimento dos utilizadores, ao longo do jogo vão sendo lançadas missões especiais surpresa, que permitem conquistar EcoMoedas extra e badges. O jogo inclui ainda uma vertente social que encoraja os jogadores a competir entre si e a melhorar desempenhos.

Iteração contínua 

Este MVP (Minimum Viable Product) vai evoluir ao longo do tempo. Está planeada uma funcionalidade de realidade aumentada para ‘apanhar’ os EcoGifts, inspirada no jogo Pokémon Go. O objetivo é fidelizar os utilizadores e criar uma rotina de visita ao ecoponto (inspirada no jogo Farm Ville).

Está prevista ainda uma estratégia de angariação de novos utilizadores member-get-member e a inclusão de um ranking personalizado que permitirá comparar a performance com amigos.

Os jogadores vão ser também incentivados a partilhar fotografias do ecoponto doméstico de forma a mostrar como estão a fazer a separação de lixo. Os conhecimentos sobre reciclagem vão ser aprofundados através de quizzes, que vão permitir ganhar mais pontos e prémios.

Através de game-thinking e de mecanismos de jogo, a app Recycle BinGo estimula os utilizadores a reciclar de uma forma simples, divertida e compensadora. 


Se estratégias como a gamificação são importantes para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL INNOVATE: