Daimler criou um novo veículo do futuro

  • A Daimler criou um veículo modular, que se transforma para o transporte de passageiros ou para o transporte de mercadorias.
  • O Vision Urbanetic pode ser uma nova forma de rentabilizar os veículos autoguiados.

A Daimler, empresa-mãe da Mercedes, criou um veículo autoguiado, 100% elétrico e modular: pode ser um mini-autocarro para o transporte de 12 passageiros ou transformar-se para o transporte de carga. O Vision Urbanetic tem um chassis com 2 “módulos” diferentes que podem ser trocados, em menos de 2 minutos, dependendo daquilo que o veículo está a transportar.

A Daimler planeia criar estações, em áreas urbanas, para estas frotas, através das quais é feita a manutenção, recarregamento e troca dos módulos dos veículos.

Os Vision Urbanetic integram um sistema de analítica que vai processar dados em tempo real para antecipar que módulo é necessário e onde. O sistema pode receber dados de câmaras, por exemplo, que mostram uma multidão a sair de um evento desportivo ou concerto, e alertar a estação de mobilidade mais próxima para preparar um número de veículos com o módulo para o transporte de passageiros.

O conceito oferece uma visão sobre a estratégia da Daimler para estender o tempo de utilização dos veículos autoguiados e para potenciar novas receitas. O Vision Urbanetic pode tornar os veículos autoguiados da Daimler relevantes para empresas de logística e operadores de transportes públicos.

A Daimler está a transformar-se num prestador de serviços de mobilidade, que inclui car-sharing e van-sharing, ride-sharing (Mytaxi), e uma app que ajuda os utilizadores a encontrar o modo de transporte mais rápido para chegar ao destino (Moovel).


A transformação na indústria da mobilidade e transportes é importante para a sua empresa? Contacte a FABERNOVEL INNOVATE:

Tagged with: