ImpactVision: análise de alimentos em tempo real

  • A ImpactVision desenvolveu um software que permite analisar através de imagens hiperespectrais a composição química dos alimentos.
  • É uma forma de melhorar a gestão das cadeias alimentares e de evitar o desperdício alimentar.

 

A ImpactVision está a transformar a indústria alimentar através de um sistema que utiliza câmaras para fazer o scan de alimentos e um software para analisar a sua composição química. Esta análise é feita através de imagens hiperespectrais que podem permitir evitar o desperdício alimentar e ajudar os produtores a otimizar a gestão das cadeias de distribuição.

A tecnologia da ImpactVision indica o nível de maturação dos alimentos, deteta a presença de contaminação ou a quantidade de proteína e gordura, sem ser necessária a recolha de amostras ou provar os alimentos. Com isto, a startup oferece um mecanismo rápido e não invasivo para avaliar, em tempo real, a qualidade dos alimentos durante o processo de produção.

Com estas imagens é possível apurar os níveis de açúcar num determinado stock de produtos (um indicador-chave da maturação) e utilizar estes dados para determinar que produtos estão aptos para ser distribuídos por um país e aqueles que devem ser distribuídos para mercados locais, por exemplo.

Este é um prenúncio da emergência de uma indústria alimentar que está a tornar-se mais preditiva, permitindo otimizar a forma como os produtos são selecionados, o seu  processo de amadurecimento e a distribuição, de acordo com a composição química ou prazo de validade dos alimentos.


A transformação na indústria alimentar é importante para a sua empresa? Contacte a FABERNOVEL:

Tagged with: