Walmart: “Uberização” da distribuição

  • A Walmart está a testar um novo serviço que recorre a condutores independentes para fazer a distribuição de produtos.
  • O Spark Delivery é uma forma de aceder a uma vasta rede de distribuidores com uma estrutura de custos mais reduzida.

 

A Walmart está a testar um novo serviço para a “última milha” das entregas de encomendas feitas online. O Spark Delivery funciona como um “Uber” da distribuição de produtos alimentares, que recorre a condutores independentes que fazem entregas com os seus próprios veículos.

A estratégia de distribuição da Walmart tem como “pilar” a criação de parcerias com diferentes empresas (Postmates, DoorDash, Deliv). Agora, a empresa está a tentar criar a sua própria plataforma, que lhe permite fazer uma gestão quase global dos aspetos ligados às entregas (logística, gestão e recrutamento de condutores, pagamentos…).

A Walmart está a tentar criar uma rede de distribuição mais robusta para aumentar a rapidez de entrega das encomendas online e tem a vantagem de possuir uma vasta rede de lojas físicas próximas do cliente.

A empresa criou uma parceria com a Bringg, uma plataforma tecnológica ligada à logística de entregas, que permite otimizar a agenda dos condutores, enviar automaticamente encomendas, notificar os condutores, para assegurar o envio da entrega, e que permite aos clientes monitorizar, em tempo real, a encomenda e a hora estimada de entrega.

A Walmart está a automatizar componentes chave na gestão de envios de encomendas e relativas a condutores e clientes, que lhe permite gerir uma frota de grande escala ou permitir a monitorização de encomendas, em tempo real, para criar uma experiência fluída.

 


Se a transformação na indústria de retalho é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

Tagged with: