Voltar ao topo

Obrigado Bob! ūüôŹ

Por Nuno Ribeiro, Portugal Country Manager da FABERNOVEL

 

Se há empresa que mais impacto teve na maioria das pessoas em todo o mundo é a Walt Disney. Encanta-nos, desde pequenos, com filmes de animação.

Walt Disney¬†foi um empreendedor, um criativo e o seu legado continua vivo atrav√©s da empresa que criou e que √©, hoje, uma refer√™ncia em termos de gest√£o e inova√ß√£o. A forma como criou um ecossistema de marcas, e as aplica nos seus diferentes neg√≥cios (filmes, televis√£o, r√°dio, plataformas digitais,¬†merchandising, parques de divers√£o, hotelaria, forma√ß√£o, etc.), s√£o o exemplo vivo do foco no utilizador para al√©m do ‚Äúcore business‚ÄĚ.

Ao longo dos anos, a Disney √© uma das empresas que tenho acompanhado com aten√ß√£o, sobretudo pela forma como, Bob Iger enquanto¬†CEO, superou os v√°rios desafios. Primeiro, da transforma√ß√£o da ind√ļstria de media e entretenimento, depois os choques tecnol√≥gicos e as altera√ß√Ķes comportamentais e, finalmente, a inova√ß√£o dos modelos de neg√≥cio. N√£o h√° d√ļvida, depois de tantas supera√ß√Ķes que seja mais do que justa a sua elei√ß√£o como melhor gestor do ano (2019) pela revista Time.

Bob Iger, CEO da Disney, gestor do ano (2019) na capa da Time.

Na sua recente autobiografia, Bob Iger – The Ride of a Lifetime (lessons learned from 15 years as CEO of the Walt Disney Company), escrita com¬†fluidez e¬†um elevado n√≠vel de¬†intimidade, Bob conta em detalhe o seu percurso profissional. Tudo come√ßou¬†em julho de 1974, quando era supervisor de est√ļdio na esta√ß√£o de televis√£o ABC e traz-nos at√© aos mais recentes desafios de liderar a maior empresa de media e entretenimento do mundo.
Como CEO da Disney, fez v√°rias aquisi√ß√Ķes, mas sempre mantendo o ADN das empresas que adquiriu (Pixar, Marvel, Lucasfilm e Fox), sem nunca perder de vista o alinhamento com o legado de Walt Disney.

H√°, no testemunho de Bob Iger, conselhos importantes e que destaco:
Risco: onde explica que correr grandes riscos faz todo o sentido.
Instinto: como uma vari√°vel importante na gest√£o e foi, por exemplo, o seu instinto que o travou, no √ļltimo minuto, evitando a compra¬†do Twitter.
Inovação: se não inovarmos, morremos.
Integridade: um valor que não tem preço.

N√£o poderia deixar de recomendar este livro, que serviu tamb√©m para preencher ‚Äúespa√ßos em branco‚ÄĚ sobre os bastidores de alguns momentos¬†da hist√≥ria¬†de alguns neg√≥cios, com a perspetiva de Bob Iger. Mais do que os bastidores da Disney, este livro √© o ‚Äúepis√≥dio‚ÄĚ de uma sequela que cruza as empresas Apple, Disney e Pixar e na qual participam outras personalidades para al√©m de Bob Iger, como Steve Jobs, Ed Catmull, Warren Buffett e Tim Cook.

Se tivesse que escolher a sequência lógica desta sequela em livros, que cruza estas empresas e personalidades, esta seria a ordem:

1) iCon (2005) – biografia (n√£o autorizada) de Steve Jobs, dos autores Jeffrey S. Young, William L. Simon.

2) Criatividade (2014) de Ed Catmull.

3) Efeito Bola de Neve (2009) – biografia de Warren Buffett, escrita pela jornalista Alice Schroeder.

4) The Ride of a Lifetime (2019) – autobiografia de Bob Iger.

5) Tim Cook: The genius that took Apple to the next level (2019) – a primeira biografia sobre o atual CEO da Apple, escrita pelo jornalista Leander Kahney.

A sequela pode ainda n√£o ter terminado‚Ķ Bob¬†deixa no ar pistas para o futuro. Num curto desabafo, entre par√™ntesis, escreveu que se Steve Jobs ainda estivesse vivo, teriam feito uma fus√£o entre as suas empresas (Apple e Disney) ou, pelo menos, teriam discutido o assunto de uma forma muito s√©ria (p√°gina 190), garantindo, assim, a Tim Cook que se o fizer ter√° a ‚Äúben√ß√£o‚ÄĚ do Steve‚Ķ

Palpita-me que esta possível fusão já pode estar a ser discutida, a avaliar pela recente saída de Bob Iger da administração da Apple (onde estava desde 2011, após a morte de Steve Jobs) para evitar um conflito de interesses e pela surpreendente saída repentina do cargo de CEO com efeito imediato (25 de Fevereiro 2020), para assumir o lugar de presidente executivo até 2021.
E qualquer semelhan√ßa entre a Apple TV+ e a Disney+ √© pura coincid√™ncia‚Ķ ūüėČ

E termino como comecei.¬†Obrigado, Bob! ūüôŹūüŹĽ

PS: Deixo também como sugestão a Masterclass de Bob Iger sobre Estratégia de Negócios e Liderança. [Masterclass.com]

Author avatar
Nuno Ribeiro
Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
We use cookies to give you the best experience.