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Cowboy reinventa mobilidade em duas rodas

  • A Cowboy é uma marca belga de bicicletas elétricas e conectadas à Internet, com prémios de design.
  • Um dos factores de sucesso é o facto de conceber e desenhar todos os sistemas de engenharia.

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Um não tem carro, outro não tem carta e o outro chegou a criar um concorrente da UberPOP, o serviço de boleias da Uber. Inspirados por uma mudança cultural na mobilidade, Adrien Roose, Karim Slaoui e Tanguy Goretti fundaram a Cowboy, uma marca de bicicletas elétricas e conectadas à Internet.

Um dos factores de sucesso desta startup belga é o facto de conceber e desenhar todos os sistemas de engenharia das bicicletas, o que lhe permite criar diferenciação pelo design (venceu um prémio Red Dot em 2019) e aumentar a proposta de valor através da conectividade.

Outro ponto diferenciador está na rapidez de desenvolvimento do produto. Seis meses após criarem a startup, os fundadores começaram a procurar parceiros e iniciaram de imediato a produção, sem perderem muito tempo a prototipar.

A startup tem um modelo de venda direta online, permitindo agendar gratuitamente no site um test-ride com um embaixador da Cowboy, que se desloca a casa do potencial cliente para a demonstração.

Uma vez que as bicicletas estão conectadas à Internet, é possível fazer diagnósticos remotos e atualizações de software para melhorar, por exemplo, o desempenho da bateria e bloquear a bicicleta para evitar roubos.

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A conectividade permite também recolher permanentemente estatísticas de utilização e controlar a bicicleta através da aplicação da Cowboy.

A bicicleta tem um custo de 2.290 euros, com entregas gratuitas em alguns países na Europa, incluindo na Bélgica, Áustria, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Espanha e Reino Unido.


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