Skip links

Coord revoluciona mobilidade nas cidades

  • A Coord, é uma spin-off da Sidewalk Labs da Alphabet, que nasceu com o objetivo de ajudar as cidades a fazer uma melhor gestão das ruas e permitir uma integração fluída de todos os serviços de mobilidade.
  • A plataforma online da Coord inclui ferramentas de análise e planeamento que permitem às cidades testar diferentes formas de utilização dos espaços e analisar trade-offs com novos serviços de mobilidade.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

A crescente popularização de serviços de partilha de trotinetes, bicicletas, carros, e também de entregas on-demand de todo o tipo de produtos, está a provocar uma nova utilização das bermas e dos passeios e este é um novo desafio na gestão das cidades. A Coord, é uma spin-off da Sidewalk Labs da Alphabet, que nasceu, precisamente, com o objetivo de ajudar as cidades a fazer uma melhor gestão das ruas e permitir uma integração fluída de todos os serviços de mobilidade.

Para facilitar a recolha de informação sobre a utilização das ruas, a Coord desenvolveu a aplicação Surveyor, que utiliza realidade aumentada e que permite às cidades mapear, em cerca de 5 minutos, as bermas e passeios de um quarteirão, incluindo sinalética, lugares de estacionamento ou estações de bike-sharing.

Estes dados integram com a plataforma online que a Coord disponibiliza às cidades, que inclui ferramentas de análise e planeamento que permitem testar diferentes formas de utilização dos espaços ou analisar trade-offs com novos serviços de mobilidade.

Todas as alterações ao espaço urbano são automaticamente atualizadas na plataforma da Coord e estas informações podem ser integradas nos serviços de empresas de mobilidade, através de APIs.

Assim, passa a ser possível, por exemplo, que empresas de serviço de motorista, como a Uber, localizem rapidamente uma zona própria para recolher e deixar os passageiros.

Neste momento, a Coord já tem mapeados 5 milhões de bermas e passeios em 15 cidades na América do Norte.

No futuro, o objetivo é que todos estes dados permitam orientar as frotas de veículos autoguiados, para que possam ajustar percursos e preços, em tempo real, e para que permitam eliminar estacionamentos em segunda fila e facilitem as entregas on-demand.


Se a transformação na indústria de mobilidade é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.