Voltar ao topo

Depop: um “Instagram” para a revenda de artigos de moda

  • A Depop é um marketplace que permite a qualquer pessoa vender roupas vintage e de streetwear, com uma usabilidade muito semelhante ao Instagram.
  • O perfil de cada utilizador funciona como uma mini-loja, com fotografias e descrições das peças de vestuário.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Começou por ser uma rede social onde os leitores da revista italiana de fashion design e lifestyle PIG podiam comprar artigos de moda que apareciam na revista até passar a permitir a qualquer pessoa revender artigos vintage e de streetwear. Fundada em Milão, em 2011, pelo empreendedor anglo-italiano Simon Beckerman, a Depop é um marketplace global que funciona de forma muito semelhante ao Instagram.

Através da aplicação, os utilizadores criam um perfil onde podem partilhar fotografias dos artigos, com a descrição e o preço, utilizando hashtags para facilitar as pesquisas. Ou seja, o perfil funciona como uma mini-loja para expor peças de vestuário que primam pela unicidade.

A criação do perfil é gratuita, sendo cobrada pela plataforma uma comissão de 10% por cada venda.

O segredo da Depop é o grande foco na experiência de compra e também na comunidade de vendedores, através, por exemplo, da disponibilização de uma equipa de mentores que ajuda a comunidade a potenciar as vendas.

Este apoio é feito também através das lojas físicas que a Depop posteriormente abriu, que servem como um ponto de encontro onde os vendedores dinamizam workshops e trocam ideias com outros vendedores.

Do ponto de vista do comprador, a plataforma permite seguir os vendedores favoritos e inclui uma área onde são destacados os melhores artigos à venda, selecionados pela Depop.

Neste momento, a plataforma tem mais de 21 milhões de utilizadores, em 147 países, sendo que mais de 90% da base de utilizadores tem menos de 25 anos.

Sediada em Londres, a Depop tem escritórios em Manchester, Los Angeles, Nova Iorque e Sidney. Desde que foi fundada, captou um investimento total de 105 milhões de dólares.

Author avatar
FABERNOVEL
A FABERNOVEL é um novo tipo de empresa que promove a inovação e o human-centered design na era digital, para ajudar as grandes empresas a desenvolverem o seu negócio à velocidade de uma startup.

1 Comentário

  1. Ana

    Artigo interessante.

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

We use cookies to give you the best experience.