
Springkode liga fábricas têxteis ao cliente
- A Springkode é uma plataforma online portuguesa que permite comprar diretamente roupas produzidas nas mesmas fábricas em que marcas de luxo internacionais produzem as suas coleções.
- Todas as roupas são fabricadas com os tecidos que sobram nos armazéns das fábricas e são produzidas em séries limitadas.
Fundada em 2018 no Porto, por Reinaldo Moreira, Miguel Pinto e Francisco Pimentel, a Springkode é uma loja online de moda sustentável que permite comprar diretamente roupas produzidas nas mesmas fábricas em que marcas de luxo internacionais produzem as suas coleções.
Neste modelo fabric-to-table, todas as roupas são fabricadas com os tecidos que sobram nos armazéns das fábricas e são produzidas em séries limitadas, o que evita desperdícios e permite a venda de criações originais e exclusivas.
Tendo em conta o contexto atual, estão disponíveis também máscaras em tecido, reutilizáveis, que podem ser personalizadas online.
Além de uma política de acesso a vestuário de qualidade a preços mais baixos, a plataforma aposta também na transparência. O cliente pode ver no site o preço de cada peça discriminado por custos de mão de obra, materiais e impostos associados, e também quanto é que a peça custaria se fosse vendida numa loja.
A Springkode cobra uma comissão por cada venda e é responsável por articular a parte logística com as fábricas e a distribuidora.
O principal mercado é Portugal com 80% das vendas e Espanha, no Reino Unido e França são também mercados relevantes.
Este ano, a plataforma estima atingir os 300 mil euros em vendas e chegar a um total de 30 fábricas parceiras, incluindo fábricas em Espanha e Inglaterra.
A Springkode foi uma das empresas convidadas a integrar o primeiro programa de aceleração da Google em Portugal e, em 2019, integrou, em Londres, o programa de aceleração Dream Assembly, da Farfetch.
Se a transformação na indústria da moda é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:
[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]