Skip links

i-charging, supercarregadores de veículos elétricos

  • A startup portuguesa i-charging desenvolve supercarregadores para veículos elétricos, com o objetivo de criar uma oferta sobretudo focada nos veículos pesados.
  • O sistema de gestão de energia da empresa permite que um carregador consiga carregar vários veículos em simultâneo ou por ordem de ligação. 

A i-charging é uma empresa tecnológica portuguesa que desenvolve supercarregadores para veículos elétricos, incluindo hardware e software. 

Batizadas de Blueberry, as estações de carregamento rápido da i-charging têm uma potência de até 600 kW, a mais elevada do mercado, uma vez que o objetivo é ajudar a criar uma oferta sobretudo focada nos veículos pesados, como autocarros e camiões. 

Um dos pontos diferenciadores é a tecnologia que a empresa está a tentar patentear para um sistema de gestão de energia. Este sistema permite que um carregador consiga carregar vários veículos em simultâneo ou em sequência. Por exemplo, é possível ligar o carregador a quatro autocarros ao mesmo tempo e depois programá-lo para recarregar esses autocarros por ordem de ligação ou todos em simultâneo.

As estações incluem também um ecrã que, para além de informações de carregamento, vai interagir com os utilizadores através de vídeos promocionais e de conteúdos de multimédia, tornando a experiência mais interativa. 

Neste momento, já foram criados protótipos e a empresa está agora a aguardar por certificações internacionais para avançar com a produção. 

Numa primeira fase, o foco principal são os mercados europeu e norte-americano. 

Além das estações de carregamento, a oferta da empresa inclui também soluções de produção e armazenamento de energia, como painéis fotovoltaicos e baterias. 


Se a transformação na indústria de mobilidade é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]