C-mo: inovação na monitorização da tosse

  • A startup portuguesa Cough Monitoring Medical Solutions criou um pequeno adesivo, reutilizável e lavável, que é colocado no abdómen, para monitorizar a tosse 24 horas por dia. 
  • O objetivo é que seja prescrito em consultas médicas, funcionando como um exame complementar de diagnóstico.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

A tosse é um dos primeiros sintomas ligados à asma, à DPOC ou ao cancro do pulmão. Para ajudar os médicos a traçar diagnósticos precoces e mais precisos, a startup portuguesa Cough Monitoring Medical Solutions criou o C-mo, um pequeno adesivo, reutilizável e lavável, que é colocado no abdómen, para monitorizar a tosse 24 horas por dia. 

O C-mo integra sensores e um microfone que permitem detetar e classificar os momentos de tosse, através de um algoritmo de inteligência artificial.

Com base nestes dados, é gerado um relatório médico com uma análise detalhada sobre a frequência, o tipo de tosse e padrões (se de manhã ou à noite, após o exercício físico ou em determinadas posições, por exemplo) que podem estar associados a diferentes doenças. 

Os médicos podem extrair e aceder aos dados do dispositivo através do software, com a possibilidade de fazer uma monitorização em tempo real. 

O objetivo é que o C-mo seja prescrito em consultas médicas, funcionando como um exame complementar de diagnóstico. 

Neste momento, a startup já submeteu um pedido de registo de patente a nível europeu e o lançamento do dispositivo no mercado está previsto para 2021, com um custo entre os 100 e os 200 euros. 

Fundada por ex-alunos de Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a startup já venceu vários prémios, tendo sido uma das startups semifinalistas na prestigiada competição europeia EIT Health InnoStars Headstart 2020.


Se a transformação na indústria da saúde é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.