Saúde

C-mo: inovação na monitorização da tosse

  • A startup portuguesa Cough Monitoring Medical Solutions criou um pequeno adesivo, reutilizável e lavável, que é colocado no abdómen, para monitorizar a tosse 24 horas por dia.
  • O objetivo é que seja prescrito em consultas médicas, funcionando como um exame complementar de diagnóstico.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

A tosse é um dos primeiros sintomas ligados à asma, à DPOC ou ao cancro do pulmão. Para ajudar os médicos a traçar diagnósticos precoces e mais precisos, a startup portuguesa Cough Monitoring Medical Solutions criou o C-mo, um pequeno adesivo, reutilizável e lavável, que é colocado no abdómen, para monitorizar a tosse 24 horas por dia. 

O C-mo integra sensores e um microfone que permitem detetar e classificar os momentos de tosse, através de um algoritmo de inteligência artificial.

Com base nestes dados, é gerado um relatório médico com uma análise detalhada sobre a frequência, o tipo de tosse e padrões (se de manhã ou à noite, após o exercício físico ou em determinadas posições, por exemplo) que podem estar associados a diferentes doenças. 

Os médicos podem extrair e aceder aos dados do dispositivo através do software, com a possibilidade de fazer uma monitorização em tempo real. 

O objetivo é que o C-mo seja prescrito em consultas médicas, funcionando como um exame complementar de diagnóstico. 

Neste momento, a startup já submeteu um pedido de registo de patente a nível europeu e o lançamento do dispositivo no mercado está previsto para 2021, com um custo entre os 100 e os 200 euros. 

Fundada por ex-alunos de Engenharia Biomédica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, a startup já venceu vários prémios, tendo sido uma das startups semifinalistas na prestigiada competição europeia EIT Health InnoStars Headstart 2020.


Se a transformação na indústria da saúde é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]

INSTINCT

Fundada em 2012, em Lisboa, a Instinct foi uma das primeiras agências de inovação em Portugal. Inspirada pelas empresas líderes na nova economia e com uma abordagem customer-centric, a Instinct ajuda as empresas a mudar o foco: Conhecer os clientes antes da estratégia, pensar numa solução antes da tecnologia e, sobretudo, testar antes de investir. Da consultoria, passando pelo design, pela tecnologia e pela comunicação, a Instinct ajuda as grandes empresas a executar a sua melhor versão de futuro. E-mail: hello@instinct.pt

Recent Posts

Disney e TikTok criam parceria

eBay reforça aposta nas compras em direto | Peacock chega ao YouTube Premium

8 horas ago

Friend, o pendente de AI que quer fazer companhia aos utilizadores

O Friend é um wearable com inteligência artificial em formato de pendente criado para funcionar…

1 dia ago

Receitas e lucros da Nvidia mais do que duplicam

OpenAI está a desenvolver smartspeaker com AI | Apple lança aluguer de dispositivos

2 dias ago

A Máquina que derrotou Usain Bolt

Neste weekend, sugerimos-lhe um olhar sobre o futuro da robótica. Em Pequim, os World Humanoid…

4 dias ago

NVIDIA a caminho dos $100 mil milhões por trimestre

Uma análise financeira aos últimos quatro trimestres da NVIDIA.

5 dias ago

Resumo da semana: 24 de agosto a 28 de agosto

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

5 dias ago