Kinetikos: inovação no tratamento para doenças do movimento

  • A Kinetikos desenvolveu um software que capta os movimentos do corpo e, com ajuda de inteligência artificial, transforma-os em informação relevante para o apoio à decisão clínica.
  • A startup criou também uma aplicação para os pacientes que permite aos médicos monitorizar as atividades diárias e que funciona como um canal de comunicação.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Transformar o tratamento de pacientes com doenças do movimento, como a Parkinson, é a missão da startup portuguesa Kinetikos, que herdou o nome desta palavra grega que significa movimento. Fundada em 2015, por Luís Rodrigues e Ricardo Matias, a Kinetikos desenvolveu um software que capta os movimentos do corpo e, com ajuda de inteligência artificial, transforma-os em informação relevante para o apoio à decisão clínica.

Através de sensores colocados no corpo, a plataforma da Kinetikos recolhe os dados e gera relatórios detalhados, em apenas 3 minutos, que permitem aos neurologistas ajustar tratamentos de forma personalizada e medir com maior facilidade os resultados. 

Para garantir um acompanhamento em continuum, a startup criou também uma aplicação móvel para os pacientes. Esta App permite aos médicos monitorizar as atividades diárias, através dos sensores do smartphone, e funciona como um canal de comunicação direta, com a possibilidade de enviar alertas, atualizações de tratamento e mensagens de texto.

A Kinetikos disponibiliza também uma plataforma para seguradoras em que é possível monitorizar o processo de reabilitação dos doentes, antecipando métricas que permitem aumentar a previsibilidade na reabilitação e, assim, reduzir os custos. 

Neste momento, a lista de clientes da Kinetikos inclui a farmacêutica Novartis, a Associação de Parkinson de Madrid, o Hospital de Queen Square, em Londres, e o Instituto de Neurologia da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos. 

A startup lidera o projeto europeu PROCare4Life, do Horizonte 2020, que visa desenvolver um ecossistema integrado e interativo para responder às necessidades de diferentes doenças crónicas e que junta 14 entidades de seis países.


Se a transformação na indústria da saúde é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.