Airbnb entra em bolsa

Governo americano processa Google

O governo americano está a processar a Google por considerar que a empresa abusa de uma posição dominante nos motores de busca que cria obstáculos à concorrência.

O processo centra-se em acordos que a Google fez para privilegiar o seu próprio motor de busca, incluindo a parceria exclusiva em que a Google paga à Apple cerca de 10 mil milhões de dólares por ano para ser o motor de busca nos dispositivos da Apple e incluindo outros acordos, também com o mesmo objetivo, feitos com os fabricantes de smartphones com o sistema operativo Android.

A Google tem uma quota de 88% do mercado de motores de busca online nos Estados Unidos, o que faz da publicidade a sua grande fonte de receita.

Este processo é a primeira decisão do governo que resulta de uma investigação de 16 meses às práticas da Google, Apple, Facebook e Amazon.

Zoom lança serviço de eventos online

Aulas de fitness e de música, concertos, espetáculos de stand-up. Agora, a plataforma de videoconferências Zoom permite organizar eventos online, através do novo serviço OnZoom.

Por enquanto em versão beta e apenas disponível para os subscritores pagantes do Zoom, o serviço facilita a criação de um evento e a divulgação através dos media sociais, permitindo aos organizadores a venda direta de bilhetes. 

Para os participantes, a plataforma disponibiliza uma área onde é possível pesquisar todos os eventos que vão decorrer e inclui uma opção que permite oferecer um bilhete a um amigo ou familiar. 

Resultados do Netflix ficam aquém das expectativas

O Netflix apresentou uma receita de 6,4 mil milhões de dólares no terceiro trimestre de 2020 e um lucro de 790 milhões de dólares

O número de novos subscritores ficou abaixo do esperado. No terceiro trimestre, conquistou mais 2,2 milhões de novos subscritores (Netflix tinha estimado 2,5 milhões) e tem agora um total de 195 milhões de subscritores em todo o mundo. 

Para o próximo trimestre, a Netflix espera uma receita de 6,57 mil milhões de dólares e um lucro de 615 milhões de dólares. Quanto ao número de clientes, a expectativa é que possa conquistar mais 6 milhões de subscritores e ultrapassar a fasquia dos 200 milhões de clientes.

Lucro da Tesla mais do que triplica

A Tesla apresentou resultados com o lucro a mais do que triplicar para 331 milhões de dólares no terceiro trimestre, comparado com o mesmo período de 2019. A receita foi de 8,77 mil milhões de dólares. A Tesla bateu um novo recorde com mais de 139 mil carros entregues durante o trimestre. Desde o início do ano, já vendeu 319.980 automóveis. Com estes resultados, a Tesla atingiu o quinto trimestre consecutivo com lucro

Novo modelo económico em rede, inspirado pelos GAFA – Google, Apple, Facebook e Amazon – que integra Unicórnios (startups com valorização acima de mil milhões de dólares), gigantes chineses de tecnologia e todas as empresas que mudam as nossas vidas através da tecnologia e inovação.

Outros acrónimos de empresas que seguem estratégias GAFAnomics®:
NATU – Netflix, AirBnB, Tesla e UBER
BATX – Baidu, Alibaba, Tencent e Xiaomi (os GAFA chineses).

Durma descansado, os GAFA estão a trabalhar… possivelmente para transformar (disromper) a sua indústria.

Quer tornar a sua empresa numa empresa GAFAnomics® ? Contacte a FABERNOVEL.

    Author avatar
    Nuno Ribeiro
    Country Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). Licenciado em Economia pela Universidade Católica de Lisboa, onde também concluiu um curso avançado de Gestão de Empresas Tecnológicas e uma pós-graduação em Gestão de Media e Entretenimento. Diretor a unidade Negócio Multimédia do grupo Controlinveste (2008 a 2012). Diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008). Consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002).
    We use cookies to give you the best experience.