Jennie: robô canino para idosos com demência

  • A empresa de robótica Tombot criou uma cadela robô hiper-realista para idosos que sofrem de demência ou pré-demência e crianças com necessidades especiais. 
  • Considerado um dispositivo médico, a Jennie comporta-se como um cão verdadeiro e funciona como suporte emocional.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Criada pela empresa americana especializada em robótica Tombot, a Jennie é uma cadela robô hiper-realista que interage com idosos que sofrem de demência ou pré-demência e com crianças com necessidades especiais. A ideia nasceu em 2011, depois de a mãe do fundador da Tombot, Tom Stevens, ter sido diagnosticada com Alzheimer e não poder ficar com o seu cão por questões de segurança. 

Considerado um dispositivo médico, este robô comporta-se como um cão verdadeiro e funciona como suporte emocional, permitindo aliviar os sintomas comportamentais e psicológicos da demência e, assim, diminuir a necessidade de tomar medicamentos psicotrópicos.

A Jennie tem dezenas de sensores que permitem, por exemplo, abanar a cauda quando lhe fazem festas, responder a comandos de voz, e ladrar quando lhe perguntam se quer um biscoito. 

Este cão robô é gerido por software que permite atualizações, sendo que um dos objetivos da empresa é que venha no futuro a integrar um sistema de alerta médico para situações de emergência. 

Neste momento, já é possível fazer a reserva deste novo companheiro por 400 dólares, através do site da Tombot. A empresa já recebeu mais de 5.000 encomendas e planeia começar os envios já em 2021. 

Desde que foi fundada em 2017, a Tombot já captou um investimento de 1,4 mil milhões de dólares.

 


Se a transformação na indústria da saúde é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.