• O novo táxi da Zoox é 100% elétrico e autoguiado e permite transportar quatro passageiros.
  • O veículo vai ser utilizado no futuro serviço de transporte da Zoox, que vai permitir, através de uma aplicação, pedir uma viagem partilhada ou, em alternativa, solicitar uma viagem sozinho. 

Sem volante nem condutor e com uma autonomia para 16 horas. A Zoox, uma empresa da Amazon, apresentou um táxi 100% elétrico e autoguiado, com uma capacidade para transportar 4 passageiros. 

Integrando várias câmaras e sensores, consegue ter uma visão de 360 graus e ser também bidirecional, o que significa que a parte frontal se pode transformar na traseira, tornando possível que se desloque nas duas direções. 

Os primeiros veículos já estão a ser fabricados em Fremont, na Califórnia, numa fábrica com capacidade para produzir entre 10.000 a 15.000 veículos por ano.

Ainda sem data anunciada de lançamento, o serviço de táxi da Zoox vai funcionar através de uma aplicação, que vai permitir solicitar uma viagem partilhada ou, em alternativa, solicitar uma viagem sozinho. 

Os passageiros vão poder definir a temperatura interior, colocar música e acompanhar a rota.

Para garantir a segurança, se necessário, a Zoox pode operar manualmente os veículos à distância e comunicar com os passageiros em tempo real.

Além de passageiros, o transporte de encomendas é também uma possibilidade que a empresa está a avaliar.