
Cleo: um chatbot para a gestão da vida financeira
- A startup britânica Cleo criou uma App que conecta as diferentes contas bancárias e analisa os hábitos de consumo para dar informações e orientações financeiras.
- O ponto central da aplicação é um chatbot que analisa os movimentos de conta, ajudando a estipular objetivos e na gestão de finanças.
Chama-se Cleo e funciona como um analista da nossa vida financeira. Trata-se de uma aplicação que conecta as diferentes contas bancárias do utilizador e analisa os hábitos de consumo para dar informações e orientações financeiras.
O ponto central da aplicação é um chatbot, com o qual conversamos, que analisa os nossos movimentos de conta, ajudando a estipular objetivos, como, por exemplo, o limite de despesas desejadas num jantar fora. Podemos também fazer perguntas sobre os gastos da semana ou, mais especificamente, os gastos por dia ou por tipo de compra.
A aplicação permite também ter uma visão geral de todos os gastos, discriminados por categorias (saídas, entretenimento, supermercado, etc.) e permite também definir objetivos de poupança, ajudando a tomar decisões para os atingir.
Funcionando com modelo freemium, a Cleo disponibiliza um plano de subscrição mensal de 5,99 dólares que permite pedir um crédito sem juros, até 100 dólares, e que dá acesso a descontos e cashback em compras.
A startup já tem uma base de 4 milhões de utilizadores no Reino Unido, no Canadá e nos Estados Unidos, que neste momento é o seu principal mercado.
Fundada em 2016, já captou 57 milhões de dólares, incluindo no grupo de investidores a EQT Ventures, a Entrepreneur First e a Balderton Capital, que também é investidora do banco digital Revolut.