
Phenix, um novo destino para os produtos alimentares
- A Phenix é uma aplicação que ajuda a salvar produtos alimentares que não são vendidos em supermercados, mercearias, padarias ou restaurantes.
- Os produtos excedentes são colocados em cabazes que podem ser adquiridos através de uma App, com descontos até 50%.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
Construir um mundo sem desperdício começa a ser o objetivo de muitas startups e é também o objetivo da Phenix, uma startup de origem francesa que ajuda a salvar produtos alimentares que não são vendidos, como frutas e vegetais danificados ou fora do tamanho padrão.
Os produtos excedentes, quer sejam de supermercados, mercearias, padarias ou restaurantes, são colocados em cabazes (por exemplo, vegetariano, pronto-a-comer, frutas e legumes) que podem ser adquiridos através de uma app, com descontos até 50%.
Com mais de 700 mil utilizadores ativos, a Phenix já evitou, globalmente, 50 toneladas de resíduos e salva o desperdício de 100 mil refeições por dia.
Em Portugal, em 2020, salvou 4 milhões de refeições.
A empresa conta com uma rede de 3.500 parceiros, incluindo distribuidores, retalhistas, fabricantes e fornecedores. Em França, tem como parceiros o Franprix, o Grupo Casino, o Intermarché, o Carrefour e o Monoprix.
Além da venda de produtos excedentes, estes comerciantes podem também optar por fazer doações a instituições ou doações para alimentação animal e, ainda, enviar produtos para compostagem.
Neste momento, a startup opera em 5 países europeus: França, Portugal, Espanha, Suíça e Bélgica.
Desde que foi fundada em 2014, já captou 15 milhões de euros e tem como investidor o fundo de investimento da Danone.
Se a transformação na indústria de retalho é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:
[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]