Tevel: robôs para a colheita de fruta em pomares

  • A startup israelita Tevel desenvolveu robôs voadores autoguiados que apanham fruta 24 horas por dia, ajudando a responder à falta de mão de obra. 
  • O sistema destina-se à colheita de vários tipos de frutos, incluindo abacates, maçãs, pêras e laranjas, podendo também ser utilizados para podar e desbastar as árvores. 


Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Muitas vezes, a fruta apodrece nos pomares por falta de mão de obra ou acaba por ser vendida por uma fração do preço pela apanha tardia, o que leva os agricultores a perder milhares de milhões de euros todos os anos. A startup israelita Tevel desenvolveu, por isso, robôs voadores autoguiados que apanham fruta 24 horas por dia, ajudando a responder à falta de mão de obra. 

Através de inteligência artificial, os robôs FAR são capazes de localizar as árvores e através da visão computacional para identificar e colher os frutos mais maduros. 

Depois de avaliar o tamanho e o amadurecimento, determinam também a melhor forma de os colher, mantendo-se estáveis à medida que o braço robótico agarra o fruto. 

O sistema destina-se à colheita de vários tipos de frutos, incluindo abacates, maçãs, pêras e laranjas, podendo também ser utilizados para podar e desbastar as árvores. 

Os dados de colheita, como o volume, peso e valor comercial, são disponibilizados em tempo real aos agricultores através de uma plataforma online. 

Aumentando os níveis de produtividade e reduzindo o custo da operação, estes robôs têm sido testados em várias propriedades agrícolas em Espanha, Itália e nos Estados Unidos. O objetivo da Tevel, agora, é iniciar a comercialização ainda em 2021. 

Desde que foi fundada em 2016, a startup já captou 30 milhões de dólares, incluindo do fundo de São Francisco AgFunder e do fabricante japonês de máquinas agrícolas Kubota.


Se a transformação na agricultura é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.