
Tevel: robôs para a colheita de fruta em pomares
- A startup israelita Tevel desenvolveu robôs voadores autoguiados que apanham fruta 24 horas por dia, ajudando a responder à falta de mão de obra.
- O sistema destina-se à colheita de vários tipos de frutos, incluindo abacates, maçãs, pêras e laranjas, podendo também ser utilizados para podar e desbastar as árvores.
Muitas vezes, a fruta apodrece nos pomares por falta de mão de obra ou acaba por ser vendida por uma fração do preço pela apanha tardia, o que leva os agricultores a perder milhares de milhões de euros todos os anos. A startup israelita Tevel desenvolveu, por isso, robôs voadores autoguiados que apanham fruta 24 horas por dia, ajudando a responder à falta de mão de obra.
Através de inteligência artificial, os robôs FAR são capazes de localizar as árvores e através da visão computacional para identificar e colher os frutos mais maduros.
Depois de avaliar o tamanho e o amadurecimento, determinam também a melhor forma de os colher, mantendo-se estáveis à medida que o braço robótico agarra o fruto.
O sistema destina-se à colheita de vários tipos de frutos, incluindo abacates, maçãs, pêras e laranjas, podendo também ser utilizados para podar e desbastar as árvores.
Os dados de colheita, como o volume, peso e valor comercial, são disponibilizados em tempo real aos agricultores através de uma plataforma online.
Aumentando os níveis de produtividade e reduzindo o custo da operação, estes robôs têm sido testados em várias propriedades agrícolas em Espanha, Itália e nos Estados Unidos. O objetivo da Tevel, agora, é iniciar a comercialização ainda em 2021.
Desde que foi fundada em 2016, a startup já captou 30 milhões de dólares, incluindo do fundo de São Francisco AgFunder e do fabricante japonês de máquinas agrícolas Kubota.