C2i: análise ao sangue para deteção precoce de cancro

  • A C2i Genomics desenvolveu uma plataforma para um diagnóstico precoce de cancro, que tem por com base numa biopsia que requer apenas 2 mililitros de sangue para fazer a sequenciação de todo o genoma.
  • Através de um algoritmo de inteligência artificial, o genoma é analisado, identificando com rapidez e precisão a presença de células cancerígenas.


Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Tipicamente, o rastreio de cancro após um tratamento é feito através de ressonância magnética ou raio-x, formas que podem condicionar a detecção para uma fase já avançada. A startup C2i Genomics desenvolveu, por isso, uma solução para um diagnóstico precoce, destinada a hospitais, clínicas e farmacêuticas.

A solução baseia-se numa biópsia que requer apenas 2 mililitros de sangue para fazer a sequenciação de todo o genoma. Posteriormente, os médicos podem fazer o upload dos resultados na plataforma (SaaS) da C2i. E através de um algoritmo de inteligência artificial, o genoma é analisado, identificando com rapidez e precisão a presença de células cancerígenas.

Com esta informação em tempo real, os médicos antecipam e personalizam o tratamento a prescrever aos doentes. Um dos grandes objetivos desta solução é, aliás, evitar cirurgias desnecessárias, preservando órgãos funcionais que, muitas vezes, são removidos para impedir o reaparecimento do cancro.

Neste momento, a plataforma ainda está a ser utilizada em contexto de investigação clínica e está a permitir o desenvolvimento de medicamentos em centros e hospitais universitários nos Estados Unidos, Suíça, Dinamarca e Singapura

Se tudo continuar a correr bem, vai receber aprovação das entidades reguladoras nos EUA e na Europa e avançar para uma comercialização em 2022. Inicialmente, o foco vai ser o diagnóstico dos cancros colorrectal e da bexiga

Fundada em 2019, a C2i já captou 112 milhões de dólares, e fazem parte do grupo de investidores a Section 32 e a Casdin Capital, que também é investidora da empresa de testes genéticos 23andMe.


Se a transformação na indústria da saúde é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.