Elon Musk e a Bitcoin 💰

Depois de Elon Musk ter anunciado que a Tesla investiu 1,5 mil milhões de dólares em Bitcoin, muitos economistas ficaram de “cabelos em pé” com o “sacrilégio” nas políticas de alocação de capital da empresa. Claro que estão longe de entender as motivações de Elon Musk (rebelde anti-sistema), que nunca seguiram os parâmetros da gestão tradicional, porque é que agora haviam de seguir? 🙂

Elon Musk partilhou no Twitter este vídeo para explicar o que é o Bitcoin.

Entretanto, o nosso “Ronaldo das Finanças”, agora Governador do Banco de Portugal, veio alertar para os riscos do Bitcoin. E, sim, claro que os há, não entenda esta mensagem como uma defesa do investimento em Bitcoin.

Para entender o que é e como funciona a Bitcoin, recomendo o Podcast “Mistério das Finanças” do ECO, com o António Costa e o Pedro Santos Guerreiro. Para ajudar a entender este fenómeno, entrevistaram o economista Mário Amorim Lopes a propósito da “febre nas criptomoedas”:

Questionado em entrevista à jornalista Emily Chang da Bloomberg sobre o investimento da Tesla em Bitcoin e sobre se tem um sentimento positivo sobre a Bitcoin, Bill Gates (que é um defensor de moedas digitais) recomenda que só quem tem uma fortuna pelo menos equivalente a Elon Musk o deve fazer… 

 

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.