Aura Blockchain: gigantes do luxo combatem contrafação de produtos

  • Os grupos LVMH, Prada e Richemont criaram uma solução, suportada por blockchain, que regista digitalmente cada passo dos produtos para garantir a sua autenticidade e evitar a contrafação. 
  • Um dos grandes pontos de diferenciação é que esta plataforma é aberta a toda a indústria de luxo a nível mundial. 


Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Trata-se de uma parceria inédita de gigantes que operam no mercado de luxo. Os grupos LVMH, Prada e Richemont criaram uma solução inovadora para garantir a autenticidade dos produtos e evitar a contrafação. Tudo isto é possível através de uma plataforma batizada de Aura, que é suportada por tecnologia blockchain e que regista digitalmente cada passo dos produtos.

Com esta solução, cada produto tem um certificado digital que conta a sua história. Este certificado está associado a uma identificação, também digital, do comprador, permitindo assim que o cliente aceda à informação sobre o percurso do produto até chegar às suas mãos. 

Porque é que isto é importante? Além de ser uma forma de validar a autenticidade das peças e de combater as falsificações, permite também ter um controlo sobre os produtos vendidos em segunda mão, um mercado em crescimento que atingiu os 28 mil milhões de euros em 2020.

Neste momento, a plataforma inclui as marcas Bulgari, Cartier, Hublot, Louis Vuitton e Prada. Brevemente, vão ser adicionadas mais marcas do grupo LVMH, Prada e Richemont, mas não só. Um dos grandes pontos de diferenciação é que esta plataforma é aberta a toda a indústria de luxo a nível mundial. 

Esta é também uma oportunidade de inovação. Cada marca pode utilizar esta plataforma para o lançamento de novas funcionalidades. A fabricante de relógios Hublot, por exemplo, lançou um certificado digital, armazenado na infraestrutura da Aura, que permite aos clientes verificar a autenticidade de relógios através de uma fotografia tirada com o smartphone. 

O Aura Blockchain Consortium é um consórcio sem fins lucrativos e, por isso, todos os lucros gerados vão ser reinvestidos para assegurar a sustentabilidade tecnológica da plataforma.

 


Se a transformação na indústria da moda é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.