Olha o Robot… 🤖

Estávamos em 1981, quando a Lena d´Água lançou a música “Robot”, que se tornou num dos seus maiores sucessos.
Em 1981, os robots não passavam de brinquedos e os filmes de ficção científica antecipavam-nos algumas das possibilidades que hoje usamos no nosso dia-a-dia, mas sem o aspeto humanoide. Por exemplo, aspiradores, robots de cozinha e sensores, e a maioria são “invisíveis”, pois são de algoritmos que gerem plataformas digitais, televisões ou smart speakers.

E eis que de repente nos começamos a cruzar cada vez mais com estes robots “invisíveis” nos processos de recrutamento em algumas multinacionais. E agora também o nosso ministro das infraestruturas decidiu usar um robot (algoritmo), que analisa quatro critérios (custo, experiência, qualificação e absentismo) para a seleção dos colaboradores a despedir na (nossa) TAP. Como era de esperar, o processo não é pacífico (nunca seria, qualquer que fosse o modelo).
Fica para um outro fórum debater este tema…
Como sugestões para o fim de semana, os videoclipes do tema Robot da Lena d´Água, de 1981 e da nova reedição de 2021 (40 anos depois):

 

 

E também o divertido filme de animação “Os Mitchells contra as Máquinas“, para ver no Netflix:

Bom fim de semana!

 

Author avatar
Nuno Ribeiro
Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL. Foi diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.
We use cookies to give you the best experience.