Unilever: inteligência artificial aplicada ao recrutamento

Grandes organizações como a Unilever, Goldman Sachs e Walmart estão a explorar as potencialidades da inteligência artificial no processo de recrutamento de recursos humanos. A Unilever, particularmente, assume-se como um caso de sucesso. Graças a algoritmos, a gigante de bens de consumo impulsionou a diversidade dentro da organização e diminuiu consideravelmente o período de avaliação de candidaturas (menos 75%) e de recrutamento (de 4 meses para 1).

Através de parcerias com os fornecedores de serviços digitais Pymetrics e HireVue, a empresa reinventou o seu processo de recrutamento de profissionais “iniciantes”, alavancado em:

  • Redes sociais: As candidaturas são divulgadas online, através de anúncios em plataformas como o Facebook ou LinkedIn e os candidatos só têm de submeter o link do seu perfil no LinkedIn para se candidatarem.
  • Inteligência artificial (IA): os algoritmos da empresa fazem o scan de todas as candidaturas submetidas e filtram, automaticamente, mais de metade dos candidatos; o software de IA da Hire Vue grava as entrevistas dos candidatos aprovados, conduzidas por videoconferência, e faz a análise de palavras-chave, entoação, linguagem corporal e expressões faciais. Todo o processo pode ser feito através do smartphone ou tablet.

  • Neurociência: Uma das componentes de avaliação dos candidatos passa pela realização de 12 jogos na plataforma da Pymetrics, especializada na avaliação e matching de candidatos com base em jogos e algoritmos. Estes jogos têm por base a neurociência e testam capacidades como a concentração, memória a curto prazo, e capacidade de analisar pistas emocionais vs. contextuais.

O processo implementado pela Unilever combina o poder da inteligência artificial com a avaliação humana: depois de os algoritmos ajudarem os gestores de recursos humanos na seleção, os candidatos mais promissores são convidados a passar um dia num ambiente real de trabalho. E, consoante o seu desempenho, podem conseguir uma proposta de trabalho.