Smartex automatiza deteção de defeitos na produção têxtil

  • Através de uma câmara e de sensores instalados em teares circulares, a Smartex permite  a identificação automática de defeitos na fase de produção de têxteis. A solução recorre a visão computacional e algoritmos de inteligência artificial. 
  • A startup desenvolveu também uma plataforma online onde os fabricantes podem monitorizar a produção em todas as máquinas em que o sistema está instalado.


Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

A produção defeituosa é um dos maiores problemas da indústria têxtil e mais de 80% dos defeitos poderiam ser evitados na fase de produção. Foi com base nesta premissa que nasceu a Smartex. Fundada em 2018 por Gilberto Loureiro, António Rocha e Paulo Ribeiro, esta startup portuguesa desenvolveu uma solução, destinada a fabricantes de têxteis, que identifica automaticamente defeitos durante a produção. 

A solução passa por instalar uma câmara e sensores nos teares circulares, para acompanhar todo o processo. E sempre que é detetado algum tipo de defeito, como manchas de óleo ou falhas de fio, a máquina pára automaticamente e envia um alerta. Tudo isto é possível através de visão computacional e de algoritmos de inteligência artificial que analisam, em tempo real, a produção para identificar de imediato os defeitos. 

Com esta automatização, a Smartex garante uma redução da produção defeituosa para perto de 0% e também, claro, uma redução do desperdício de matéria-prima e de recursos. 

A startup desenvolveu também uma plataforma online onde os fabricantes podem monitorizar a produção em todas as máquinas em que o sistema está instalado. 

Neste momento, os principais mercados da startup são a China, Índia, Turquia, Brasil e Portugal, onde tem clientes como a Tintex, Malhas Carregal, Rifertex e a Polopiqué. 

Nascida de um spin-off da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, a Smartex já passou por programas de aceleração em Shenzhen, na China, em Silicon Valley, nos Estados Unidos, e também em Amesterdão, nos Países Baixos. 

Desde que foi fundada em 2018, já captou 2,6 milhões de dólares.

 


Se a transformação na indústria têxtil é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.