We Love

Velocidade ou eficiência?

Velocidade ou eficiência? Esta é possivelmente a questão mais recorrente no dia-a-dia na tomada de decisão de empreendedores e gestores (mesmo que subliminarmente). Na Instinct, a resposta sempre foi velocidade, ou não fosse o nosso mote “ajudar as grandes empresas a ter a velocidade de uma startup”.

No livro “Blitzscaling” de Reid Hoffman, co-fundador do LinkedIn, a velocidade é apresentada como a única alternativa possível, pois, num mundo em que a única constante é a incerteza, a velocidade é a melhor estratégia. Blitzscaling é o segredo de Silicon Valley que explica o sucesso de empresas como a Apple, Google, Tesla, Facebook, Uber, Amazon, Airbnb, etc.

Claro que há riscos na velocidade, mas o maior risco é sermos mais lentos do que um concorrente ou do que uma startup que decidiu entrar no nosso mercado.

Não há organizações demasiado grandes que não possam falir, como alertou Jeff Bezos, fundador da Amazon, aos seus colaboradores. A velocidade e o foco no cliente são os dois pilares que podem adiar a declaração de falência da Amazon (ou de qualquer organização).

Fica como sugestão a leitura do livro “Blitzscaling” de Reid Hoffman.

Nuno Ribeiro

Managing Partner da agência de inovação Instinct. Foi Portugal General Manager da agência de inovação FABERNOVEL (2012 a 2022), diretor da unidade de negócio multimédia do grupo Global Media (2008 a 2012), diretor da unidade de negócios de Internet do grupo Cofina Media (1999 a 2008) e consultor do secretário de Estado da Comunicação Social para a área digital (1997 a 2002). Em paralelo com a atividade profissional foi docente, coordenador de programas executivos e pós-graduações nas Universidades: Católica-Lisbon, Europeia, ISEG e Lusófona (2001 a 2016). Colaborou com artigos de opinião e comentador, sobre temas de inovação, transformação digital e nova economia nos media: Visão, Diário de Notícias, Meios & Publicidade e Económico TV. 
Autor do livro Gerir na Era Digital (2011). É licenciado em Economia pela Católica-Lisbon, onde também concluiu o curso avançado Gestão de empresas tecnológicas e uma pós-graduação em Media e Entretenimento.

Recent Posts

Resumo da semana: 19 de outubro a 23 de outubro

O resumo da semana do SuperToast, 100% gerado por AI.

2 dias ago

Anthropic torna o Claude mais rápido e mais barato

Meta transforma a sua AI numa oferta para empresas | Shopify abre as lojas aos…

3 dias ago

Zyla: uma plataforma para conquistar atletas

A Zyla é uma plataforma brasileira de corrida que combina inteligência artificial, GPS e ferramentas…

4 dias ago

“AI is going to make music better. AI is not going to thwart great people.”

Jimmy Iovine, Interscope Records & Beats by Dre

4 dias ago

Nvidia quer controlar os agentes de AI, e devolve 150 mil milhões aos acionistas

AMD compra a World Labs por 8,2 mil milhões | Anthropic reserva $11,6 mil milhões…

5 dias ago

Postaway: dá uma nova vida aos postais

A Postaway recupera os postais vintage e envia-os em formato digital, com um elemento de…

6 dias ago