• O Urbanloop é um novo meio de transporte elétrico e autónomo que utiliza pequenas cápsulas montadas sobre carris, que se deslocam a uma velocidade máxima de 75 km/h. 
  • O sistema funciona num modelo on-demand: através de uma aplicação, os passageiros reservam a viagem, indicando o destino e o tipo de cápsula pretendem.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Desenvolvido na Universidade de Lorraine, em França, o Urbanloop é um novo meio de transporte elétrico e autónomo que pretende competir com o automóvel nas deslocações da periferia para o centro das cidades. Tratam-se de pequenas cápsulas montadas sobre carris, que se deslocam a uma velocidade máxima de 75 km/h. 

O sistema funciona num modelo on-demand: através de uma aplicação, os passageiros reservam a viagem, indicando o destino e o tipo de cápsula pretendem. Por exemplo, se é uma cápsula adaptada ao transporte de uma cadeira de rodas ou de uma bicicleta ou, em alternativa, uma cápsula com dois lugares. Rapidamente, uma cápsula chega à estação e o acesso ao interior é feito através da leitura de um QR Code, gerado na reserva. 

No caso de se tratar de um grupo de pessoas chegam várias cápsulas ao mesmo tempo, que se deslocam diretamente até aos destinos indicados pelos passageiros, sem fazer qualquer paragem. 

Através de inteligência artificial, a gestão vai ser otimizada em tempo real, prevendo o fluxo de deslocações e recolhendo informação de outros transportes públicos para garantir um melhor fluxo multimodal. 

Este sistema já foi testado com sucesso e o objetivo é que esteja a funcionar para os Jogos Olímpicos de 2024 em Paris.

O Urbanloop pode também vir a ter outras utilizações, como, por exemplo, facilitar as deslocações dentro de campus universitários, em zonas industriais, em estâncias de ski, aeroportos e em parques de diversões.

 


Se a transformação na indústria de mobilidade é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL: