
BlackRock: uma empresa de software?
- A BlackRock desenvolveu um software de gestão de portfólios, que cruza avaliação de risco, com ferramentas de gestão de carteiras de investimento, trading, operações, compliance e contabilidade.
- Concebido inicialmente para uso interno, este software é disponibilizado a outras empresas, criando uma fonte de receitas para a BlackRock.
Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn
Fundada em 1988 e com sede em Nova Iorque, a BlackRock é uma das maiores gestoras de investimentos do mundo (gere 9 biliões de dólares em ativos) e está a dar cartas no mundo financeiro aplicando os princípios das empresas que lideram a nova economia.
A empresa desenvolveu um software de gestão de portfólios chamado Aladdin (Asset, Liability, Debt and Derivative Investment Network), que cruza avaliação de risco, com ferramentas de gestão de carteiras de investimento, trading, operações, compliance e contabilidade. Agregando tudo isto numa única plataforma, o Aladdin é utilizado por gestores para analisar, interpretar e assim melhor antecipar a evolução dos mercados.
Mas esta reinvenção do negócio foi ainda mais longe: concebido inicialmente para uso interno, este software passou rapidamente a ser disponibilizado a outras empresas, criando, assim, uma nova fonte de receitas para a BlackRock.
Funcionando em modelo de subscrição, neste momento, o Aladdin conta com mais de 250 clientes (investidores institucionais e gestores de fortunas), incluindo os gestores de fundos Vanguard e State Street Global Advisors e as gigantes tecnológicas Apple, Microsoft e Alphabet.
Se a transformação na indústria financeira é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:
[contact-form-7 id=”96407″ title=”Contacto Artigos”]