Shein: e-commerce de vestuário em tempo real

  • A Shein é uma plataforma de e-commerce, pioneira no modelo de retalho em tempo real, que analisa, permanentemente, os sites dos concorrentes para perceber o que está na moda e iniciar rapidamente o design de peças.
  • Todo o processo é altamente digitalizado e integrado, o que permite colocar à venda diariamente centenas de novos produtos adaptados aos diferentes mercados e aos gostos dos utilizadores.

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Fundada em 2008, a Shein é uma plataforma chinesa de e-commerce de artigos de moda, pioneira no modelo de retalho em tempo real. 

Tudo isto é possível porque a Shein analisa, permanentemente, os sites dos concorrentes e utiliza ferramentas como o Google Trends para perceber o que está na moda e iniciar rapidamente o design de peças. Como seria de esperar, a startup recolhe também dados de utilização da sua própria aplicação e site para antecipar a procura e fazer a gestão de inventário em tempo real.

Reduzindo o tempo desde o design até à produção de 3 semanas para 3 dias, a Shein tira vantagem da capacidade de produção de vestuário na China para conseguir uma produção rápida e em volume, a preços baixos. Desta forma, permite também ao cliente final comprar a preços baixos. 

O segredo do sucesso está no facto de controlar toda a cadeia de produção, desde o design e prototipagem ao procurement e fabrico. Todo o processo é altamente digitalizado e integrado, o que permite colocar à venda diariamente centenas de novos produtos adaptados aos diferentes mercados e aos gostos dos utilizadores.

Esta fórmula permitiu-lhe tornar-se uma das aplicações de e-commerce com mais downloads do mundo.

As receitas da Shein atingiram os 10 mil milhões de dólares em 2020, crescendo mais do dobro em relação a 2019 (4.5 mil milhões de dólares).

Com uma valorização estimada superior a 15 mil milhões de dólares, a Shein tem como investidores a IDG Capital, a Sequoia Capital China e o fundo Shunwei Capital, criado pelos fundadores da Xiaomi. 


Se a transformação na indústria de retalho é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.