RetinAI: transformação nos diagnósticos em oftalmologia

  • A RetinAI criou uma plataforma de gestão de dados que permite aos hospitais e clínicas transferir facilmente um grande volume de imagens médicas, recolhidas em exames, através de diferentes plataformas e dispositivos.
  • Através de inteligência artificial, a plataforma analisa os dados e apoia o diagnóstico de doenças como degenerescência macular, retinopatia diabética e glaucoma. 

Subscreva o nosso podcast em:
Apple Podcasts | Spotify | Google Podcasts | TuneIn

Fundada em 2016 por três jovens estudantes da Universidade de Berna, na Suíça, Sandro De Zanet, Stefanos Apostolopoulos e Carlos Ciller, a RetinAI desenvolveu um software que apoia os médicos oftalmologistas na prevenção e deteção de doenças. Dirigida a hospitais e clínicas, a solução nasceu com base no facto de que três quartos dos casos de cegueira em todo mundo podem ser evitados com um diagnóstico precoce.

O principal produto da RetinAI é a Discovery: esta plataforma de gestão de dados permite aos hospitais transferir facilmente um grande volume de imagens médicas, recolhidas em exames, através de diferentes plataformas e dispositivos.

Através de inteligência artificial, a plataforma analisa os dados e apoia o diagnóstico de doenças como degenerescência macular, retinopatia diabética e glaucoma. 

Este software permite aos médicos traçar um diagnóstico precoce, que pode ser decisivo para melhorar os resultados e que pode vir também a ser relevante na deteção de outras doenças que se podem manifestar nos olhos, como é o caso do Alzheimer e do Parkinson.

A solução da RetinAI apoia também a investigação clínica e é utilizada por empresas farmacêuticas, sobretudo em ensaios clínicos em grande escala. Um dos parceiros da startup é a farmacêutica suíça Novartis. 

A RetinAI está também a trabalhar em soluções de diagnóstico remoto, incluindo uma solução em que os pacientes podem ligar um dispositivo médico à câmara do smartphone para tirar uma fotografia e partilhá-la com o oftalmologista.

Desde que foi fundada em 2016, a startup já captou 2,8 milhões de dólares.


Se a transformação na indústria de saúde é importante para a sua empresa, contacte a FABERNOVEL:

    Author avatar
    FABERNOVEL
    A FABERNOVEL é uma agência de inovação nativa digital que ajuda as grandes organizações a construir o futuro das suas indústrias, à velocidade das startups. Com uma abordagem centrada no utilizador, acompanhamos a concepção, a prototipagem e o teste de produtos e serviços inéditos, bem como na implementação de estratégias inovadoras, novos modelos de negócio, novas experiências físicas e digitais. Com escritórios em: Paris, Lisboa (Estoril), São Francisco, Shanghai, Singapura, Casablanca e Beirute.
    We use cookies to give you the best experience.